Está aqui

Legalizar para tratar: Médicos defendem aprovação da proposta

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, ouvimos o presidente do IPO/Porto, Laranja Pontes, e o presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Henrique Barros. Também trazemos novidades de França, Canadá, Estados Unidos e México.


Clique aqui para ouvir a edição de 4 de fevereiro do podcast Quatro e Vinte


O Quatro e Vinte acompanhou a sessão pública “Legalizar para tratar”, promovida pelo Bloco de Esquerda no IPO/Porto e recolheu depoimentos de alguns participantes, enquanto a lei está no processo de discussão na especialidade no parlamento.

Na atualidade internacional, pode ouvir no podcast a proposta de descriminalização do consumo de drogas que vai ser debatida em França por iniciativa do governo, o apelo do ministro mexicano do Turismo para que se legalize a canábis nos estados que fazem fronteira com os EUA e o anúncio do ex-presidente Vicente Fox de um Fórum Global da Canábis em maio, os progressos legislativos nos estados norte-americanos do New Hampshire e no Vermont - é o primeiro a legalizar o consumo de canábis através do parlamento sem recurso a referendo -, e a limpeza de cadastro decretada pelo procurador de São Francisco aos crimes de posse e consumo de canábis desde 1975. Destacamos dois estudos produzidos nos EUA: um que conclui que a criminalidade violenta caiu nos estados junto à fronteira mexicana que legalizaram a canábis medicinal; e outro que indica a queda mais acentuada de venda de bebidas alcoólicas nos estados que legalizaram a canábis para fins medicinais. Também olhamos para o Canadá, onde o governo vai distribuir mais de um milhão de euros a universidades e hospitais para estudarem o efeito da legalização que tem início marcado para julho, enquanto no meio empresarial se assiste a um processo de concentração do setor que acaba de criar o novo líder mundial, no que toca a valor de mercado.


Para não perder nenhum programa, subscreva o podcast via iTunes (link is external) ou RSS (link is external).

Termos relacionados Quatro e Vinte