Está aqui

“É preciso acabar com a hipocrisia na lei portuguesa”

O podcast sobre drogas e proibicionismo no esquerda.net esteve na Marcha Global da Marijuana de Lisboa e falou com o deputado bloquista Moisés Ferreira, que tem em preparação iniciativas legislativas para legalizar o uso terapêutico e o uso recreativo da canábis.

Nesta edição abordamos ainda a recente aprovação da lei para regular o autocultivo no Chile, que ainda terá de subir ao Senado, e a reação dos defensores do uso terapêutico sobre as potencialidades e os limites da proposta.

Também no Brasil o uso terapêutico continua a dar passos em frente. A canábis sativa acaba de entrar na lista de fármacos e substâncias com interesse médico, por iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

No Reino Unido, a legalização também entra na campanha para as eleições de 8 de junho. Está no programa eleitoral dos liberais democratas, que fizeram as contas ao custo anual da repressão proibicionista e calculam que tenham sido perdidas mais de um milhão de horas de trabalho policial na tentativa de aplicar uma receita falhada.

Nos Estados Unidos, o cânhamo industrial está a regressar em força nalguns estados. É o caso do Colorado, que lançou um programa de certificação de sementes para a produção da planta que não tem efeitos psicoativos, mas com potencialidades ainda por explorar na área dos têxteis, alimentação e fibras para produção de plástico biodegradável. O estado do Illinois também aprovou por unanimidade o regresso desta indústria.

Também é notícia nesta emissão do podcast Quatro e Vinte a assinatura do governador do estado de Washington a um pacote legislativo para regulamentar a legalização aprovada em referendo em 2012. Este é o único estado que aprovou a legalização mas mantém proibido o autocultivo para consumo recreativo, uma questão que irá ser estudada – tal como a legalização do cânhamo industrial – até ao final deste ano.


Para não perder nenhum programa, subscreva o podcast via iTunes (link is external) ou RSS(link is external). Pode também partilhar e acompanhar a página do Facebook (link is external) ou Twitter (link is external).

Termos relacionados Quatro e Vinte