Está aqui

Política

Catarina Martins em Estremoz

Offshores: “Todo o país está perplexo com o que se passou"

27 de Fevereiro, 2017 - 14:41h

Catarina Martins falou do “silêncio ensurdecedor” de Maria Luís Albuquerque e diz que as explicações de Rocha Andrade e Paulo Núncio sobre os 10 mil milhões que voaram para offshores fora do controlo do fisco serão o primeiro passo no esclarecimento das responsabilidades do governo PSD/CDS no caso.

Gondomar aprova recomendação para regularizar precários

27 de Fevereiro, 2017 - 11:23h

A proposta dos deputados municipais do Bloco para abrir um processo de regularização dos trabalhadores com vínculo precário na autarquia foi aprovada por maioria.

Mariana Mortágua

“É estranho que Maria Luís Albuquerque não tenha dito uma palavra” sobre os offshores

26 de Fevereiro, 2017 - 21:39h

Mariana Mortágua diz que o PSD está a tentar fugir às suas responsabilidades no caso dos offshores, após ter governado em regime de "perseguição fiscal a quem falhava um pequeno pagamento".

Paulo Núncio assume "responsabilidade política" pela não publicação de transferências para offshore

25 de Fevereiro, 2017 - 18:53h

"Assumir a responsabilidade pela não publicação da informação era a única opção de Paulo Núncio, no que devia ser acompanhado pelos Ministros das Finanças a que respondia", refere o Bloco, frisando que fica "por esclarecer o mais importante”. 

País entende mal que anterior Governo tenha sido tão negligente com transferências para offshores

25 de Fevereiro, 2017 - 16:14h

Durante uma visita ao mercado de Estremoz Catarina Martins sublinhou que, “num país em que quem vive do seu trabalho paga tantos impostos, não se entende que tão facilmente quem tem milhões possa fugir com eles para offshores”.

Offshores: Antigo diretor-geral da Autoridade Tributária desmente Paulo Núncio

25 de Fevereiro, 2017 - 10:46h

Num esclarecimento enviado à imprensa, Azevedo Pereira garante que solicitou, em três ocasiões, a publicação dos dados das offshore. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do governo PSD/CDS nunca autorizou a divulgação dos dados.

Idoso com cartaz a dizer "2 milhões de portugueses vivem na pobreza".

Bloco propõe fim da dupla penalização das pensões

24 de Fevereiro, 2017 - 18:18h

Bloco quer que se volte a calcular ganhos de esperança média de vida desde 2006 em vez de 2000, como é feito atualmente, o que faria com que o corte pelo fator de sustentabilidade baixasse para 7,1%.

Joana Mortágua intervém no Parlamento.

“Qualidade democrática das escolas dirá muito sobre qualidade democrática do futuro”

24 de Fevereiro, 2017 - 12:45h

Bloco anuncia que irá apresentar projetos sobre o número de funcionários e sobre a gestão democrática das escolas, além de exigir reforço do investimento.

“Uma Escola Pública de qualidade é uma escola democrática”

23 de Fevereiro, 2017 - 20:32h

Bloco agendou para esta sexta-feira um debate temático no Parlamento sobre Escola Pública e apresenta dois projetos: um sobre o número de funcionários e outro sobre a gestão democrática das escolas. Bloquistas querem ainda garantir o reforço do investimento.

Jardim do Caracol: Bloco celebra vitória dos moradores com mural

23 de Fevereiro, 2017 - 11:15h

Localizado numa das entradas do Caracol da Penha, em Lisboa, o mural celebra a conquista daqueles que se mobilizaram para que nesse terreno abandonado exista um jardim. “Parabéns aos moradores, esta vitória é deles”, assinalou o candidato à Câmara de Lisboa Ricardo Robles.

Os desafios da esquerda na zona euro

22 de Fevereiro, 2017 - 18:28h

Setenta ativistas de vários países europeus analisam as relações de força na União Europeia e avançam propostas de luta contra a austeridade e a favor duma Europa dos povos e da transição ecológica.

Finanças

Estatísticas sobre offshores estavam prontas para publicação, diz ex-diretor do fisco

22 de Fevereiro, 2017 - 17:30h

Ex-presidente da Autoridade Tributária diz que o fisco preparou todos os dados para a publicação dos montantes das transferências para offshores. Governo PSD/CDS nunca publicou esses dados.

“Vender o Novo Banco é repetir erros do BPN e do Banif”

22 de Fevereiro, 2017 - 16:33h

No debate quinzenal, António Costa não respondeu a Catarina Martins sobre a possibilidade do fundo de resolução da banca oferecer garantias ao fundo Lone Star sobre o crédito malparado do Novo Banco, comprometendo ainda mais dinheiro dos contribuintes num negócio ruinoso.

Mariana Mortágua

Offshores: Bloco quer explicações sobre fuga de capitais sem controlo

21 de Fevereiro, 2017 - 23:48h

“Ao mesmo tempo que o anterior Governo estava a sobrecarregar contribuintes, havia pessoas a tirar 28 mil milhões de euros do país”, sublinhou Mariana Mortágua. Paulo Núncio e Rocha Andrade terão de explicar no parlamento as falhas de controlo fiscal sobre as transferências para offshores.

Os dirigentes e ativistas do Bloco vão marcar presença na manifestação dos lesados do BES, em Paris. Foto de de Ian Langsdon/Epa/Lusa

Bloco Europa reúne-se em Paris no dia 25

19 de Fevereiro, 2017 - 22:55h

O núcleo Europa do Bloco de Esquerda vai reunir-se a 25 de fevereiro, em Paris, para analisar as propostas relativas ao recenseamento dos emigrantes portugueses residentes no continente europeu.

Catarina Martins defendeu a paragem das demolições de habitações na Ria Formosa - Foto de Luís Costa

Ria Formosa: “que nenhuma casa seja demolida”

19 de Fevereiro, 2017 - 18:47h

Catarina Martins defendeu a paragem das demolições de habitações na Ria Formosa, que haja reflexão sobre o problema das ilhas-barreira e uma classificação dos núcleos históricos, como “a AR já aprovou”. O Bloco espera que o governo cumpra o prometido.

Lisboa, cidade partilhada

18 de Fevereiro, 2017 - 23:13h

“O Bloco foi oposição porque o Partido Socialista governou Lisboa com poder a mais e esquerda a menos, com muito fechamento e pouco foco no interesse público”, afirmou Ricardo Robles, candidato à Câmara de Lisboa na conferência nacional do Bloco de Esquerda. Leia aqui a sua intervenção na íntegra.

"Bloco será o mais acérrimo lutador contra qualquer processo de descentralização que signifique poder não escrutinado ou poder absoluto de redes clientelares" afirmou Catarina Martins, no encerramento da Conferêncai Autárquica do Bloco

“Projeto do Governo pensa a descentralização sem pensar a democracia”

18 de Fevereiro, 2017 - 20:50h

No encerramento da conferência autárquica do Bloco de Esquerda, Catarina Martins considerou o projeto do PS de descentralização “perigoso”, realçou que o partido vai combater a precariedade nas autarquias e apresentou Ricardo Robles, como candidato do Bloco à Câmara de Lisboa.

Ricardo Robles – Foto de Paulete Matos

"Precisamos de uma Câmara amiga das pessoas e não dos especuladores"

18 de Fevereiro, 2017 - 12:09h

Entrevista com Ricardo Robles, candidato do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara de Lisboa e atual líder da bancada bloquista na Assembleia Municipal.

Bloco quer que Governo pague aos trabalhadores despedidos da Casa do Douro

17 de Fevereiro, 2017 - 16:54h

Foi discutido esta semana na Assembleia da República um projecto de resolução do Bloco de Esquerda para o pagamento dos salários em atraso e das compensações devidas aos trabalhadores despedidos da Casa do Douro.

Madeira

Offshore da Madeira na mira de investigação jornalística

17 de Fevereiro, 2017 - 15:36h

A investigação “Money Island” junta jornalistas alemães, austríacos, franceses e espanhóis no rasto da evasão fiscal através do offshore da Madeira.

Açores: Cerca de 15 mil famílias passam a ter acesso a tarifa social de eletricidade

17 de Fevereiro, 2017 - 11:20h

A recomendação para que a tarifa social de eletricidade passe a ser aplicada nos Açores de forma automática foi aprovada esta quinta-feira por unanimidade no parlamento, por proposta do Bloco de Esquerda.

Bloco questiona participação de Turismo de Lisboa em evento tauromáquico

17 de Fevereiro, 2017 - 01:11h

O grupo municipal bloquista, liderado pelo deputado Ricardo Robles, considera que “não é possível admitir que o Presidente da Câmara Municipal, através da Associação de Turismo de Lisboa, promova este tipo de atividades na cidade".

“Combater a precariedade é o que mais diferença pode fazer no país”

17 de Fevereiro, 2017 - 00:17h

Erradicar a precariedade “é não só possível como tem de ser a luta principal dos próximos anos no mundo do trabalho. Vamos fazê-la com a determinação de sempre. Hoje temos mais instrumentos do que nunca para sermos bem-sucedidos”, afirmou Catarina Martins.

Parlamento discute paridade total nas administrações do Estado

16 de Fevereiro, 2017 - 14:56h

A proposta do Bloco de Esquerda quer garantir a participação igualitária de homens e mulheres em todos os órgãos de tomada de decisão e liderança do Estado, das fundações e empresas públicas.

Páginas