Está aqui

Política

Rui Moreira "usurpou" os poderes da Assembleia Municipal. Foto de Estela Silva/Lusa.

Bloco requer nulidade do acordo de Rui Moreira com a Selminho

25 de Julho, 2017 - 22:35h

Em 2014, Rui Moreira estabeleceu um acordo com a empresa da sua família onde obriga a Câmara a permitir construção (que o PDM de 2006 impede) sob pena de indemnização à Selminho. 

 Para José Soeiro, esta “dupla ilegalidade é um exemplo inaceitável e representativo do que está a acontecer na PT-Altice, que se tornou num balão de ensaio para as piores práticas laborais”. Foto de Mário Cruz/ Lusa.

Técnico da PT reintegrado há sete meses ainda só recebeu um salário

25 de Julho, 2017 - 19:57h

O trabalhador foi vítima de um despedimento ilícito e, após a reintegração, a PT decidiu cativar-lhe os salários, a propósito de uma suposta dívida, quando a empresa é que deve à Segurança Social. O Bloco vai questionar a ACT e a Segurança Social sobre esta “dupla ilegalidade”.

CGD: Bloco apela para que aumentos nas comissões seja travado

CGD: Bloco apela para que aumentos nas comissões sejam travados

25 de Julho, 2017 - 14:03h

“Apelamos para que estes aumentos sejam travados, em particular, os que atingem as pessoas que, não tendo 65 anos, têm reformas até 835 euros", disse Mariana Mortágua, em conferência de imprensa. 

Em 2011, a principal preocupação do FMI era, então, diminuir os recursos do Estado Social em prol da consolidação orçamental. Foto de Paulete Matos.

FMI reconhece que medidas da troika não protegeram os mais vulneráveis

25 de Julho, 2017 - 12:01h

O organismo de avaliação independente do FMI afirma que este “sempre viu os benefícios sociais atribuídos em Portugal como demasiado generosos”, apontando que a primeira preocupação das medidas foi sempre a redução do défice.

Segundo contas do JN, com esta nova regra, um concelho como o de Matosinhos, com cerca de 173 mil moradores, passará a ter, obrigatoriamente, apenas uma farmácia a fazer o turno da noite.

Governo quer reduzir farmácias de serviço

25 de Julho, 2017 - 11:09h

O Ministério da Saúde quer flexibilizar os critérios das farmácias de serviço, reduzindo a sua oferta em regime noturno e a sua taxa de cobertura por concelho, colocando o limite mínimo nos 100 mil habitantes.

Comissões bancárias: “CGD não pode ir atrás das práticas abusivas dos bancos privados”

24 de Julho, 2017 - 17:58h

Lembrando que o Bloco já tentou limitar as comissões bancárias através de uma proposta legislativa, que foi chumbada por PSD e CDS, Catarina Martins adiantou que os bloquistas apresentarão esta terça-feira novas iniciativas para travar estas práticas abusivas.

Ana Loureiro é a candidata do Bloco à Câmara de Odemira

24 de Julho, 2017 - 13:00h

A candidata do Bloco à Câmara Municipal de Odemira, Ana Loureiro, afirmou ser “uma honra poder representar o concelho” onde escolheu viver e vive “há quase trinta anos”. Pedro Gonçalves encabeça a lista pelo Bloco à Assembleia Municipal de Odemira e à Freguesia de Colos.

Sem reconstrução dos direitos laborais "o crescimento económico que temos não vai reproduzir-se nas famílias que aqui vivem e que aqui trabalham". Visita à FACECO 2017, foto esquerda.net.

Reconstrução dos direitos laborais "é o próximo desafio", diz Catarina Martins

23 de Julho, 2017 - 18:03h

Em visita à FACECO, Catarina Martins deixou desafios para o próximo orçamento de estado: sem reconstrução dos direitos laborais "o crescimento económico que temos não vai reproduzir-se nas famílias que aqui vivem e que aqui trabalham".

Pedro Filipe Soares com Jorge Costa e Mariana Mortágua. Foto de António Cotrim, Lusa.

Bloco é o partido com mais projetos aprovados

23 de Julho, 2017 - 13:39h

Pela segunda sessão legislativa consecutiva, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda é aquele que mais projetos conseguiu aprovar na Assembleia da República.

Marcelo assinala 30 anos da maioria absoluta de Cavaco Silva

22 de Julho, 2017 - 17:05h

Numa mensagem oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa considera a maioria absoluta de 1987 um "feito notável", fruto do "carisma e determinação" de Cavaco Silva.

Catarina Martins em visita a Norchapa, em Fafe. Foto de Hugo Delgado, Lusa.

“O governo tem de garantir que a lei é respeitada” pela Altice

21 de Julho, 2017 - 21:08h

Em visita a Fafe, Catarina Martins apoiou as manifestações dos trabalhadores da PT/Altice: “O que a Altice está a fazer é tentar utilizar artifícios legais que nada têm a ver com despedimentos, para despedir. Está a tentar dobrar a lei". 

Ribeiro e Castro, candidato à Assembleia Municipal de Sintra e Marco Almeida, candidato à Câmara Municipal. Foto Bloco.org

Sintra: Bloco desafia Marco Almeida a demarcar-se das afirmações de Ribeiro e Castro

21 de Julho, 2017 - 15:20h

O candidato do PSD/CDS à Assembleia Municipal de Sintra assumiu a defesa das declarações homofóbicas do médico Gentil Martins, acusando uma deputada socialista que as criticara de “ter a escola de direitos humanos da Gestapo e da Stasi”.

Gaia: Renato Soeiro quer evitar pressão turística “asfixiante”

21 de Julho, 2017 - 12:32h

“Não podemos perder o turismo para a cidade, mas também não podemos perder a cidade para o turismo”, afirmou o candidato do Bloco à Câmara de Vila Nova de Gaia.

Medo dos cortes foi substituído pela expectativa do direito reconquistado

21 de Julho, 2017 - 02:42h

No largo da Afurada, em Gaia, Catarina Martins falou sobre a sessão legislativa e as conquistas do Bloco de Esquerda: “Hoje, quando alguém liga o rádio, não liga com medo do corte que vai ter, mas sim com a expectativa do direito reconquistado”

Rendas elétricas: Governo retira subsídio questionado pelo Bloco

20 de Julho, 2017 - 13:05h

Em resposta a um pedido de esclarecimento do deputado bloquista Jorge Costa, o Governo informa que vai recusar o subsídio atribuído pelo anterior executivo à central solar da Generg, detida pelo fundo NovEnergia, do ex-secretário de Estado do Ambiente Carlos Pimenta.

Novo diploma de Estímulo ao Emprego Científico entrou em vigor esta quarta-feira

20 de Julho, 2017 - 09:59h

O novo diploma resulta de uma Apreciação Parlamentar de iniciativa do Bloco. Para Luís Monteiro, a publicação da nova lei "significa um pequeno grande passo no combate à Precariedade no Ensino Superior e na Ciência." 

Aprovados redução de eucalipto e cadastro florestal. PCP chumba banco de terras

19 de Julho, 2017 - 22:18h

A aprovação do novo Regime Jurídico das Ações de Arborização e Rearborização (RJAAR) põe fim à liberalização do eucalipto aprovada sob o governo anterior. O Partido Comunista, votando ao lado da direita, impediu a criação do Banco Público de Terras.

Caixa Geral de Depósitos, foto de Paulete Matos.

CGD: Bloco envia conclusões da comissão de inquérito para o Ministério Público

19 de Julho, 2017 - 17:50h

"Doze meses de trabalho não podem ficar sem consequências. O Bloco entregará as suas conclusões ao Ministério Público para as investigações que entender", disse Moisés Ferreira.

Ricardo Robles – Foto de Paulete Matos

Metro Lisboa: Bloco aprova debate público sobre expansão da rede

19 de Julho, 2017 - 14:33h

Ricardo Robles apresentou uma proposta de deliberação na Assembleia Municipal de Lisboa, aprovada com os votos contra apenas do Partido Socialista, que obriga à discussão pública sobre as opções de expansão do Metro de Lisboa.

O Bloco quer "blindar a lei" para que as empresas não possam "agora e no futuro recorrer a esta figura para de forma perversa encapotarem despedimentos e fragilizarem relação de trabalho”, diz José Soeiro. Foto de António Cotrim, Lusa. 

Bloco quer impedir truques jurídicos da PT utilizados para despedimentos

19 de Julho, 2017 - 11:30h

"O que está a acontecer na PT é, além de um assédio moral em larga escala, a utilização fraudulenta e abusiva de uma disposição que foi feita para proteger os trabalhadores", disse José Soeiro na apresentação do projeto de lei do Bloco.

Floresta: Bloco impôs redução do eucalipto

18 de Julho, 2017 - 21:24h

O governo rejeitou os projetos do Bloco mas aceitou alterações às suas próprias propostas - redução do eucaliptal, entre outras - para permitir a sua viabilização pelo Bloco.

A Coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu, esta terça-feira, que “está na hora de obrigar os EUA a pagar por todos os danos provocados pela utilização militar da Base das Lajes”.

Bloco quer EUA a assumir todos os danos provocados pelo uso da Base das Lajes

18 de Julho, 2017 - 20:37h

Numa visita à Ilha Terceira, nos Açores, Catarina Martins defendeu que “é preciso um projeto económico diferente para a região” e que “os governos nacional e regional têm de exigir indemnizações aos EUA."

O Liberdade 2017 terá lugar entre os dias 26 e 31 de Julho, no parque de campismo de São Gião, Serra da Estrela.

Falta uma semana para o Liberdade 2017

18 de Julho, 2017 - 19:01h

A Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda organiza, entre os dias 26 e 31 de julho, o Acampamento Liberdade 2017. As inscrições ainda estão abertas e o programa foi atualizado.

Apresentação da Candidatura Autárquica do Bloco em Alenquer.

Mário Correia é o candidato do Bloco à Câmara Municipal de Alenquer

18 de Julho, 2017 - 16:09h

A melhoria da qualidade de vida da população, de todos e sem exclusões, é o centro da candidatura. José Machado é o candidato à Assembleia Municipal.

Bloco apresenta queixa-crime contra candidato do PSD a Loures por referências à comunidade cigana

Bloco apresenta queixa-crime contra candidato do PSD a Loures por referências à comunidade cigana

18 de Julho, 2017 - 10:59h

Novas declarações racistas e xenófobas de André Ventura ao jornal “i” motivam nova queixa promovida por Fabian Figueiredo, candidato do Bloco de Esquerda em Loures, desta feita à Procuradoria-Geral da República e à Ordem dos Advogados. Notícia atualizada às 17h55, 18.07.17.

Páginas