Está aqui

Política

Para Catarina Martins, é essencial que “não se desperdice esta oportunidade" porque "a conta da luz pode baixar pela primeira vez em 2018" se houver "a coragem de acabar com o excesso nas rendas dos CMEC".

O Governo tem de ter "coragem" para baixar a fatura da luz já em 2018

25 de Setembro, 2017 - 23:49h

Em 2016, foi aplicada a tarifa social por proposta do Bloco de Esquerda, o que permitiu o alargamento automático da tarifa para 690 mil famílias. Agora, pretende-se que o Governo aplique uma redução generalizada de todas as tarifas, cortando nas rendas excessivas.

“É tão absurdo como o professor Marcelo Rebelo de Sousa concessionar o Palácio de Belém a um hotel de charme. É disto que estamos a falar, ao nível da Câmara de Lisboa”, referiu Ricardo Robles. 

Concessão de espaços em Monsanto é “absurda”, diz Ricardo Robles

25 de Setembro, 2017 - 20:59h

Fernando Medina concessionou 53 mil metros quadrados da Quinta da Pimenteira, em Monsanto, bem como a Casa oficial do Presidente da Câmara e o Moinho do Penedo, por apenas 2.600 euros, para criar um resort turístico. 

Para a líder do Bloco, “temos de ter uma cultura mais ativa sobre o respeito pelos animais”. Foto de António Pedro Santos, Lusa.

São necessárias "respostas públicas" para animais errantes e abandonados

25 de Setembro, 2017 - 18:59h

Em visita a uma associação protetora de animais, em Setúbal, Catarina Martins defendeu a necessidade das autarquias articularem com as associações e assumirem as suas responsabilidades com os animais errantes e abandonados.

Catarina Martins destacou o facto de existir hoje, em Portugal, "um grave problema de desemprego de longa duração que tem de ser abordado e precisa de ter resposta". Foto de Paulete Matos.

Portugal tem um problema grave de desemprego de longa duração

25 de Setembro, 2017 - 15:30h

Numa visita à Escola Profissional do Montijo, Catarina Martins propõe aposta na “formação profissional financiada” e defende que “quem foi prejudicado pela austeridade não pode ficar para trás”. Lembra também que “o compromisso do Governo para pôr fim ao corte de 10% no subsídio de desemprego é para 2018”.

“Quem quer que seja a esquerda na sua pluralidade a governar, pode contar com o Bloco de Esquerda” afirmou Fabian Figueiredo

“Quem quer um tempo novo em Loures pode confiar o seu voto no Bloco de Esquerda”

24 de Setembro, 2017 - 20:50h

Fabian Figueiredo criticou a recusa do PS ao diálogo e afirmou: “o Bloco é a única força que conta para uma política mais exigente, à esquerda, a favor das pessoas e para evitar o regresso das maiorias absolutas ao município de Loures”.

Gouveia Monteiro defendeu conclusão do Museu da Universidade

Candidatura Cidadãos por Coimbra defende conclusão do Museu da Universidade

24 de Setembro, 2017 - 17:20h

Jorge Gouveia Monteiro defendeu conclusão do Museu da Universidade para que um “enorme potencial de conhecimento" seja disponibilizado à comunidade.

"Lisboa tem tudo a perder com o poder absoluto, e tem tudo a ganhar com compromissos exigentes", concluiu.  

Solução à esquerda “teria sido impossível” com maioria absoluta do PS

24 de Setembro, 2017 - 16:09h

No almoço distrital de campanha em Lisboa, este domingo, Catarina Martins e Ricardo Robles falaram sobre a “tragédia” das maiorias absolutas do Partido Socialista. Para Ricardo Robles, "Lisboa tem tudo a perder com o poder absoluto, e tem tudo a ganhar com compromissos exigentes".

João Teixeira Lopes lembrou que o executivo municipal aumentou as rendas a mais de 5.000 famílias, contra a lei aprovada por Bloco de Esquerda, PCP e PS – foto de esquerda.net

Teixeira Lopes: Rui Moreira e Manuel Pizarro têm contas a prestar ao Porto

24 de Setembro, 2017 - 09:39h

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara do Porto lembrou que o executivo municipal aumentou as rendas a mais de 5.000 famílias, contra a lei aprovada por Bloco de Esquerda, PCP e PS.

Catarina Martins no Porto neste sábado, foto de esquerda.net

“Clarificar a lei de bases da saúde para proteger o SNS é um passo essencial”

23 de Setembro, 2017 - 21:43h

Catarina Martins afirmou este sábado que a proposta de João Semedo e António Arnaut é uma clarificação “tão simples, quanto essencial”, salientando que podem existir condições políticas para a concretizar. A coordenadora bloquista defendeu também que o governo corrija os erros no concurso de professores.

Em defesa do SNS, António Arnaut e João Semedo propõem uma nova lei de bases da Saúde – Foto de Paulete Matos

António Arnaut e João Semedo lançam proposta de nova lei de bases da saúde

23 de Setembro, 2017 - 11:30h

Para salvar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) da predação privada, António Arnaut e João Semedo propõem uma nova lei de bases. A proposta será apresentada em livro no mês de outubro e, em torno do livro, será lançado um grande debate nacional e uma ampla mobilização cidadã.

Martiño Noriega, alcaide de Santiago de Compostela, intervindo no comício do Bloco de Esquerda em Braga - Foto retirada do tweeter de Martiño Noriega

Três alcaides da Galiza no comício do Bloco de Esquerda em Braga

23 de Setembro, 2017 - 00:00h

Os alcaides de Santiago de Compostela, Ferrol e A Corunha participaram na iniciativa da candidatura do Bloco de Esquerda em Braga. No comício intervieram ainda Catarina Martins e a candidata à Câmara Paula Nogueira.

"Vamos fazer o que ainda não foi feito", cantou-se em Braga - Foto esquerda.net

"Vamos fazer o que ainda não foi feito, no país e nas autarquias”

22 de Setembro, 2017 - 23:01h

Catarina Martins defendeu nesta sexta-feira que se as contas estão melhor é preciso pagar “a dívida para com o país”. A coordenadora bloquista interveio num comício em Braga, onde para além de Paula Nogueira, cabeça de lista do Bloco à Câmara, intervieram três alcaides da Galiza.

Marcha contra o golpe de Estado Social promovida pela França Insubmissa, Paris, 23 de setembro de 2017

França Insubmissa marcha neste sábado contra o “golpe de Estado Social”

22 de Setembro, 2017 - 20:53h

O núcleo Europa do Bloco de Esquerda participa na manifestação, em luta pela defesa dos direitos laborais e "contra o retrocesso social que Macron e o seu governo estão a impor".

Marisa Matias em campanha com as candidaturas na Beira Baixa

22 de Setembro, 2017 - 18:05h

A eurodeputada participou esta semana em várias iniciativas de campanha das candidaturas do Bloco nos concelhos de Castelo Branco, Fundão e Covilhã.

Catarina desafia Centeno a executar investimento público

22 de Setembro, 2017 - 17:48h

As boas notícias da execução orçamental devem levar o governo a autorizar de imediato a despesa prevista em investimento em sectores como a Educação e Saúde, defendeu a coordenadora bloquista.

Évora: Ensino e juventude na agenda da campanha bloquista

22 de Setembro, 2017 - 15:01h

Maria Helena Figueiredo defendeu esta quinta-feira a requalificação da escola André de Gouveia, o antigo liceu da cidade que ficou fora da lista de estabelecimentos de ensino a recuperar com apoio de fundos comunitários.

Catarina defende descongelamento das carreiras nesta legislatura

22 de Setembro, 2017 - 13:54h

A coordenadora do Bloco rejeita que o descongelamento das carreiras na Função Pública de forma faseada possa vir a concluir-se para além da atual legislatura. E desafiou o governo a cumprir a resolução aprovada em 2016 para apoiar os cuidadores informais de idosos.

Nelson Peralta acusa Ribau de criar “corrida de obstáculos” para os aveirenses

22 de Setembro, 2017 - 10:42h

No comício da candidatura do Bloco à Câmara de Aveiro, Nelson Peralta diz que a gestão da direita pôs os munícipes a “pagar mais impostos por menos serviços públicos”.

“Quem só soube prejudicar o país, só merece ser derrotado”

22 de Setembro, 2017 - 01:25h

Catarina Martins defendeu em Aveiro que o crescimento do Bloco é determinante para que a direita sofra a maior derrota de sempre em eleições autárquicas.

Bloco propõe “pacto pela saúde” no próximo orçamento

Bloco propõe “pacto pela saúde” no próximo orçamento

21 de Setembro, 2017 - 18:38h

Bloco defende investimento no SNS próximo dos valores médios da União Europeia, para contratar médicos de família, enfermeiros e substituir equipamento obsoleto. "Não precisamos de cortar em lado nenhum. É para isso que a economia cresce”, explicou Catarina Martins.

Marisa Matias intervindo no jantar bloquista no Porto

Marisa acusa: Rui Moreira vai mostrando que não tem programa, nem caráter

21 de Setembro, 2017 - 15:41h

Marisa Matias sublinhou também que as propostas do Bloco se distanciam das "do atual executivo" municipal do Porto, porque se dirigem “às necessidades concretas das pessoas, trabalhadas para eles e com elas”.

Em 2015, Portugal começou a apostar na exportação de animais vivos (nomeadamente aves, caprinos, ovinos e bovinos) por via marítima para países do Médio Oriente e Norte de África.

Bloco quer limitar transporte marítimo de animais vivos

21 de Setembro, 2017 - 14:35h

A deputada Maria Manuel Rola afirma que "o Bloco está empenhado em mudar as regras do transporte marítimo de animais e tem apoiado esta campanha da sociedade civil, bem como é favorável à recomendação do PAN”.

Fernando Rosas envia saudação fraterna ao povo da Catalunha

Fernando Rosas envia saudação fraterna ao povo da Catalunha

21 de Setembro, 2017 - 12:02h

Durante a sua intervenção no comício em Almada, esta quarta-feira, o fundador e ex-deputado do Bloco, Fernando Rosas, condenou o "abuso autocrático e antidemocrático" do governo espanhol. Ver vídeo.

Foto de Paulete Matos.

A direita “não é sequer uma escolha” nestas eleições

21 de Setembro, 2017 - 11:35h

No comício em Almada, esta quarta-feira, Catarina Martins, acusou PSD e CDS de prometerem nas autárquicas "o exato oposto" do que fizeram no país, enquanto estavam no governo. A candidata do Bloco à autarquia, Joana Mortágua, apelou ao voto para quebrar a maioria absoluta da CDU.

Concentração em solidariedade com a Catalunha

Concentração em solidariedade com a Catalunha marcada para hoje, em Lisboa

20 de Setembro, 2017 - 19:22h

A concentração está marcada para as 18h, em frente ao Consulado de Espanha, na Av. da Liberdade.

Páginas