Está aqui

Política

O deputado questiona também se, face à recusa dos trabalhadores, o governo pondera “envolver os trabalhadores para tomar uma decisão conjunta” sobre o futuro do Infarmed. Foto de Tiago Petinga, Lusa.

Infarmed: Bloco quer saber se Governo admite recuar na decisão

23 de Novembro, 2017 - 20:44h

O deputado Moisés Ferreira pediu explicações esta quinta-feira ao Governo sobre a transferência do Infarmed para o Porto, nomeadamente sobre a hipótese de voltar atrás na decisão face à recusa da maioria dos trabalhadores em mudar de cidade.

OE 2018: Propostas do Bloco aprovadas no primeiro dia de debate e votação na especialidade

22 de Novembro, 2017 - 22:30h

Conheça as dez propostas do Bloco aprovadas esta quarta-feira na AR.

Moção do PSD para limitar manuais escolares gratuitos chumbada na Assembleia Municipal de Lisboa

22 de Novembro, 2017 - 19:07h

PSD pretendia travar a medida de atribuição de manuais escolares gratuitos no ensino público, assumida no acordo político entre o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista em Lisboa.

Catarina recorda à CIP que economia recuperou desde que salários e pensões aumentaram

20 de Novembro, 2017 - 22:57h

A coordenadora bloquista respondeu, esta segunda-feira, a António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), que a “economia em Portugal está a recuperar desde que começámos um processo de recuperação de salários e pensões”. 

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins creuniu com o presidente da Associação Solidariedade Imigrante, Timóteo Macedo. Foto de Tiago Petinga/ LUSA.

Imigração: "O SEF tem de cumprir a lei"

20 de Novembro, 2017 - 16:39h

Numa visita à Associação Solidariedade Imigrante, em Lisboa, Catarina Martins alertou para o "pesadelo" burocrático que o SEF implementou, após entrada em vigor da nova lei da imigração, e defendeu que a atual “situação de ilegalidade” de milhares de pessoas é um “ataque aos direitos de todos”.

"É o primeiro Orçamento em que não há cortes contra a Constituição”

19 de Novembro, 2017 - 19:18h

Catarina Martins frisou que este é um "orçamento de normalidade", após anos de "cortes e malabarismos". A dirigente bloquista assinalou ainda as limitações do OE’2018, nomeadamente no que respeita à necessidade de mais investimento público.

Bloco promove audição pública sobre legalização da canábis

19 de Novembro, 2017 - 13:09h

A iniciativa terá lugar na segunda semana de dezembro. O deputado bloquista Moisés Ferreira reforçou o empenho do Bloco para que a legalização da canábis em Portugal seja uma realidade ainda nesta legislatura.

Catarina Martins defende que nenhuma carreira pode ser ignorada

18 de Novembro, 2017 - 17:10h

Segundo a coordenadora do Bloco, a luta dos professores “é muito justa” e “chama-nos a atenção para uma luta que é de todo o país”. Seja no setor público, seja no privado, é importante lutar pela salvaguarda "dos direitos de quem trabalha", defendeu.

Linha de Sintra: Bloco quer medidas que respondam à degradação dos Serviços

16 de Novembro, 2017 - 17:07h

A iniciativa do Deputado Heitor de Sousa foi motivada pelo elevado número de queixas e relatos alarmantes acerca de atrasos, supressões, sobrelotação e falta de higiene dos comboios na linha de Sintra.

Bloco quer reforço de política de esterilização de animais

16 de Novembro, 2017 - 13:02h

A medida faz parte das propostas apresentadas pelo Bloco para a especialidade do Orçamento do Estado para 2018, e pretende garantir uma verba de 800 mil euros para programas de esterilização da animais.

Catarina Martins sublinhou que “nunca o país esteve tão preparado para mudanças” na floresta e que “nunca o país cobrará tanto a incapacidade” em concretizar essas mudanças

Bloco preocupado com PS não apresentar pacote de respostas aos fogos florestais

12 de Novembro, 2017 - 23:38h

Catarina Martins manifestou preocupação por “o partido que está no governo” não ter “começado a debater o pacote de resposta aos fogos florestais que o OE 2018 precisa”, sublinhando que “nunca o país esteve tão preparado para mudanças” na floresta.

Aluguer do Panteão “diz tudo sobre a gestão da política cultural que o Estado faz”

12 de Novembro, 2017 - 16:12h

O deputado bloquista José Manuel Pureza defende o apuramento de responsabilidades sobre o uso do Panteão Nacional para eventos privados, que considera um ”absurdo, um disparate, uma coisa ignóbil".

“A crítica consequente ao governo tem sido a crítica da esquerda”

12 de Novembro, 2017 - 00:01h

Num jantar-comício na Baixa da Banheira, Catarina Martins fez um balanço dos dois anos da atual maioria parlamentar e defendeu que o atual governo só pode ser criticado por não se ter afastado o suficiente das políticas da direita.

“Orçamento tem de trazer solução para a contagem do tempo de serviço dos professores”

11 de Novembro, 2017 - 23:13h

Joana Mortágua defende que o próximo Orçamento inclua uma norma que obrigue o governo a negociar com os sindicatos o descongelamento da carreira dos professores.

Declaração de Lisboa: "A Nossa Europa: Por e Para o Povo!"

10 de Novembro, 2017 - 21:46h

Leia aqui o texto e a lista de signatários/as da declaração aprovada na cimeira "Por um Plano B para a Europa", que juntou em outubro dirigentes políticos da esquerda europeia em Lisboa.

José Manuel Pureza foi um dos oradores da conferência internacional sobre o direito a morrer com dignidade e a eutanásia, realizada no Parlamento Europeu em 8 de novembro

Eutanásia em debate no Parlamento Europeu

9 de Novembro, 2017 - 17:36h

O Grupo Parlamentar da Esquerda Unitária - GUE/NGL - organizou uma conferência internacional sobre o direito a morrer com dignidade e a eutanásia: “Eutanásia: um direito para a Europa no Século XXI”. O deputado bloquista José Manuel Pureza foi um dos oradores convidados.

SNS sofre de suborçamentação consecutiva

SNS sofre de suborçamentação consecutiva

8 de Novembro, 2017 - 19:09h

Conselho Nacional de Saúde defende orçamentos plurianuais e diminuição do recurso a privados. O dinheiro não tem chegado para cobrir as despesas e o resultado é uma derrapagem nos custos com PPP's e uma dívida que ultrapassa os mil milhões de euros. Bloco propõe plano plurianual de investimento na saúde já no orçamento para 2018.

Somincor recorre à GNR para limitar greve nas Minas de Neves-Corvo

Somincor recorre à GNR para limitar greve nas Minas de Neves-Corvo

8 de Novembro, 2017 - 18:02h

Até sexta-feira, os trabalhadores cumprirão uma greve de cinco dias, pelo fim do regime de laboração contínua e pela humanização dos horários de trabalho, mas a empresa tem dificultado o exercício deste direito e a atividade do piquete de greve. Bloco já questionou o Ministro do Trabalho.

Bloco apresenta projetos para reforçar prevenção da legionella

7 de Novembro, 2017 - 13:18h

Deputado bloquista Jorge Costa recorda “compromisso político” do PS para rever legislação, no seguimento da aprovação de um diploma bloquista, que não foi concretizado pelo Governo até ao momento.

Lenine e Trotsky nas comemorações do segundo aniversário da Revolução Russa, em 1919.

Centenário da Revolução Russa: O primeiro capítulo dos 10 dias que abalaram o mundo

6 de Novembro, 2017 - 23:17h

Assinalando os 100 anos da Revolução Bolchevique, que teve início no dia 7 de novembro de 1917 (25 de outubro, segundo o calendário juliano), o Esquerda.net publica o primeiro capítulo do relato de John Reed sobre esses dias cruciais que marcaram a alvorada do século das grandes revoluções.

Legionella: Uma lei cortada que o governo tarda em repor

6 de Novembro, 2017 - 21:01h

O governo PSD/CDS revogou em 2013 a verificação obrigatória da qualidade do ar interior nos edifícios públicos. A direita sempre votou contra as propostas do Bloco para repor essa fiscalização. No ano passado, o parlamento aprovou-as, mas o governo nada fez para as aplicar.

Bloco quer gestão pública das cantinas escolares

6 de Novembro, 2017 - 15:16h

Lembrando que “há um problema com a entrega a privados da cantina das escolas”, Catarina Martins defendeu que o Orçamento do Estado deve permitir “às escolas contratarem cozinheiras para poderem ter cantinas e não terem de as externalizar”.

Mercado de Algés concessionado à "Naipe de Emoções". Fonte: noticias-oeiras.pt

Concessão do Mercado de Algés fez explodir o abuso laboral

5 de Novembro, 2017 - 18:13h

Numa pergunta enviada esta semana ao Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, os deputados Isabel Pires e José Soeiro denunciam uma situação de abuso laboral de 120 trabalhadores no Mercado de Algés, e exigem a inspeção da Autoridade para as Condições do Trabalho.

Carlos Magno com Miguel Relvas à saída da ERC após os depoimentos sobre o caso Público em maio de 2012. Foto de Mário Cruz, Lusa.

Negócio TVI: Bloco quer ouvir Carlos Magno no Parlamento

4 de Novembro, 2017 - 09:06h

O Bloco de Esquerda apresentou esta sexta-feira um requerimento na Assembleia da República para audição urgente dos membros do Conselho Regulador da Entidade Reguladora da Comunicação Social.

Páginas