Está aqui

Política

"Medina faz outsourcing de precariedade”, diz Ricardo Robles

23 de Maio, 2017 - 20:43h

No debate na Assembleia Municipal de Lisboa, Ricardo Roles denunciou falsos recibos verdes há oito anos em funções permanentes no Cinema São Jorge.  O executivo municipal defendeu que "na EGEAC não há qualquer precariedade".

Catarina Martins no debate com o primeiro-ministro sublinhou que o país mudou com o “acordo para parar o empobrecimento”

"Este é o tempo de valorizar quem vive do seu trabalho"

23 de Maio, 2017 - 18:00h

Catarina Martins no debate com o primeiro-ministro sublinhou que o país mudou com o “acordo para parar o empobrecimento”. A coordenadora bloquista falou também sobre a regularização dos professores contratados, dos despedimentos na PT e na Efacec e da central nuclear de Almaraz.

Audição pública sobre o 27 de Maio na AR

23 de Maio, 2017 - 12:06h

Bloco de Esquerda realiza esta quarta-feira audição sobre o evento que marcou a história de Angola há 40 anos. Participam dois familiares de desaparecidos e um sobrevivente.

"Fechar Almaraz já" - Foto António Cotrim/Lusa

Almaraz: Pedro Soares denuncia “bloqueio absoluto” de Espanha em fórum parlamentar

22 de Maio, 2017 - 23:28h

"Relativamente à declaração final houve um bloqueio absoluto por parte da delegação espanhola em que viesse qualquer menção relativamente a Almaraz", afirmou o presidente da comissão parlamentar de Ambiente, Pedro Soares.

Catarina Martins esteve na apresentação da candidatura bloquista a Santarém - Foto esquerda.net

“O poder local não pode ser o sítio de dar a palavrinha e receber o favorzinho”

22 de Maio, 2017 - 22:42h

Catarina Martins esteve na apresentação da candidatura bloquista ao concelho de Santarém e destacou o “combate pela transparência e contra o clientelismo”. Filipa Filipe encabeça a lista à Câmara e Francisco Cordeiro é o primeiro candidato à Assembleia Municipal.

Rui Moreira na inauguração da exposição "Leonardo da Vinci - As Invenções do Génio". Foto de Estela Silva/Lusa.

Porto: Bloco exige assembleia extraordinária para analisar caso Selminho

22 de Maio, 2017 - 18:15h

Bloco requereu reunião extraordinária da Assembleia Municipal do Porto para "analisar e discutir o caso Selminho e outros compromissos assumidos pela Câmara com implicações no Plano Director do Porto”.

Mariana Mortágua no parlamento. Foto de José Sena Goulão/Lusa.

"Sair do procedimento por défice excessivo é importante para investir na economia e proteger as pessoas”

22 de Maio, 2017 - 15:10h

Mariana Mortágua reagiu ao anúncio da saída do procedimento por défice excessivo, afirmando que é importante para se conseguir "investir na economia" e "proteger as pessoas" vítimas da austeridade.

Vida Independente: Críticas obrigam governo a alargar acesso ao apoio pessoal

21 de Maio, 2017 - 13:04h

As negociações entre o Bloco e o governo sobre a proposta de modelo de apoio à vida independente permitiram triplicar o número de beneficiários que serão isentos do limite de horas de assistência previsto na proposta inicial.

Bloco quer reconhecer desgaste rápido do trabalho em pedreiras

20 de Maio, 2017 - 19:02h

A petição dos trabalhadores das pedreiras pelo direito à reforma antecipada vai dar entrada no parlamento. Bloco de Esquerda avançou com projeto de lei.

"Crescimento ainda não chega para compensar a destruição dos anos da troika"

20 de Maio, 2017 - 12:32h

Catarina Martins defendeu em Setúbal a necessidade de “tributar riqueza a quem não tem pago a sua parte”. E lembrou que está na hora de cumprir o acordo que o PS fez com o anterior governo para subir a taxa da derrama em troca da baixa do IRC.

Catarina saúda convergência para aumento de escalões no IRS

19 de Maio, 2017 - 18:33h

Na visita ao Festival Islâmico de Mértola, a coordenadora do Bloco diz que é necessário encontrar um entendimento para o Orçamento de 2018 que se aproxime dos acordos à esquerda, em vez do Programa de Estabilidade entregue pelo governo a Bruxelas.

"Liberdade já aos 7 activistas" - Foto da página Central Angola 7311 no facebook

AR chumba voto de condenação pela repressão de ativistas angolanos

19 de Maio, 2017 - 16:16h

O Bloco de Esquerda propôs no parlamento um voto de condenação pela repressão de ativistas pela democracia em Angola, em 17 de abril passado. Foi rejeitado pelos votos contra de PS, PCP, PSD e CDS. Votaram a favor o Bloco, 12 deputados do PS, o deputado do PAN e abstiveram-se o PEV e dois deputados do CDS.

"É tempo de se começar a fazer cidade tendo as pessoas no centro da política de habitação"

18 de Maio, 2017 - 17:56h

Isabel Pires falou sobre a forma como os bairros históricos estão a ser esvaziados das suas gentes, em consequência da lei dos despejos de Assunção Cristas. “Não queremos uma cidade que torne os seus habitantes tão pequenos que os deixemos de ver!”, frisou.

Terrenos onde empresa de Rui Moreira quer construir são da Câmara do Porto

18 de Maio, 2017 - 17:05h

Público noticia que a autarquia ocultou essa informação. Candidato bloquista João Semedo defende que não resta à CM do Porto e ao seu presidente outra alternativa que não seja declarar nulos e sem efeito todos os atos e decisões tomadas no processo Selminho durante o mandato de Rui Moreira.

Miguel Pinto é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Oeiras

18 de Maio, 2017 - 11:17h

Miguel Pinto, professor aposentado, de 67 anos, e dirigente da Coordenadora Concelhia de Oeiras é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Oeiras. Cláudio Assunção encabeça a lista à Assembleia Municipal.

“O que está a acontecer com as rendas em Lisboa é inaceitável”

17 de Maio, 2017 - 21:01h

Ricardo Robles, candidato do Bloco à Câmara de Lisboa, e Catarina Martins visitaram as 16 famílias da Rua dos Lagares, na Mouraria, que estão ameaçadas de despejo. Bloquistas pedem respostas imediatas e frisam que este “é o exemplo do pior que provocou a lei do arrendamento de Assunção Cristas”.

Base das Lajes em debate no Parlamento

17 de Maio, 2017 - 17:03h

João Vasconcelos declarou que “o Bloco de Esquerda opta pela defesa do povo açoriano. E rejeitamos a subserviência a Donald Trump.”

Foto de Paulte Matos

IRS: Prioridade é aliviar os escalões mais baixos

16 de Maio, 2017 - 12:38h

Catarina Martins defende alterações aos escalões do IRS que aumentem a progressividade, baixando a carga fiscal de quem ganha menos de 20 mil euros anuais.

“É importante que esse produto [do crescimento económico] seja aplicado” em áreas como saúde e educação realçou Mariana Mortágua - Foto de Miguel A. Lopes/Lusa

“Devolvendo rendimentos e respeitando direitos o país cresce de forma mais forte”

15 de Maio, 2017 - 18:47h

Mariana Mortágua fez esta afirmação, comentando a notícia de que a economia portuguesa cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017. A deputada salientou também que este crescimento prova a “falência do projeto político que PSD e CDS tinham para o país”.

Outdoor do Bloco no Porto, com João Semedo fotografado por Alfredo Cunha.

João Semedo pelo olhar de Alfredo Cunha

14 de Maio, 2017 - 10:36h

Autor da histórica fotografia de Salgueiro Maia fotografou João Semedo para a campanha autárquica no Porto.

Ana Cristina Ribeiro, foto de Paulete Matos.

Ana Cristina Ribeiro é candidata do Bloco a Salvaterra de Magos

13 de Maio, 2017 - 18:00h

Candidata independente volta a encabeçar lista do Bloco à Câmara de Salvaterra de Magos.

CTT: Bloco questiona Ministro da Economia sobre falhas do serviço postal

12 de Maio, 2017 - 13:36h

Numa pergunta entregue esta quinta-feira ao Ministro da Economia, o Bloco de Esquerda questiona a degradação generalizada do serviço prestado pelos CTT em todo o país e, em particular, no distrito de Bragança. 

Catarina Martins no Centro de Emprego e Formação do Seixal, do IEFP - Footo de esquerda.net

“Há a possibilidade de vincular mais de cem mil precários”, inscrevam-se

11 de Maio, 2017 - 15:04h

Iniciou-se nesta quinta-feira o processo de regularização extraordinária de precários da administração pública. Catarina Martins salienta que se trata de “uma reforma estrutural desta legislatura que é das mais emblemáticas” e apela: “inscrevam-se”.

João Semedo defende a existência uma rede alargada de espaços verdes na cidade

João Semedo: “Parque da Bouça tem que ser uma realidade”

11 de Maio, 2017 - 11:38h

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal do Porto visitou esta quarta-feira o bairro da Lapa, defendendo o avanço do “Parque da Bouça” e a existência uma rede alargada de espaços verdes na cidade.

FCT vai financiar seis anos de contrato dos bolseiros de investigação

11 de Maio, 2017 - 09:44h

O Bloco de Esquerda conseguiu assegurar, em negociação com o Governo, que a FCT financia a totalidade dos contratos até ao seu término ao fim de seis anos.

Páginas