Está aqui

Cultura

23 de Abril, 2014 - 18:18h

Catorze anos depois de ter encerrado, o cinema Trindade reabre esta sexta-feira para o Desobedoc, uma mostra de cinema documental a propósito das comemorações dos 40 anos do 25 de abril. Organizado pelo Partido da Esquerda Europeia em colaboração com o Bloco de Esquerda, ao longo de três dias as telas do Trindade exibirirão estórias de resistência ao fascismo.

23 de Abril, 2014 - 15:03h

No dia do livro é importante lembrar que esta velha inovação da humanidade perdura e se reinventa entre as relações das gentes com o objeto. O livro reflete quem o criou e para quê. Quem o lê, o destrói, o acarinha, o transmite ou censura evidencia o poder que ele pode encerrar. Se nenhuma pessoa é uma ilha, nenhum livro é apenas uma coisa. “O livro muda a história que o muda”, diz Fernando Báez em Os Primeiro Livros da Humanidade. Por Paula Sequeiros

20 de Abril, 2014 - 23:42h

Em abril de 1974, enquanto a revolução ocorria em Portugal, o Brasil vivia o décimo ano da sua ditadura militar, que duraria até 1985.

20 de Abril, 2014 - 18:15h

Faz este domingo 21 anos que morreu Mário Moreno, o Cantinflas, um dos cómicos latino-americanos mais populares desde os anos 30, considerado um génio da comédia muito graças à disparatada e inesgotável verborreia que caracterizava os seus papéis. Artigo de António José André.

19 de Abril, 2014 - 12:57h

Este ensaio de Perry Anderson, publicado em 2012 no livro "Espectro: da direita à esquerda no mundo das ideias", mergulha nas memórias da juventude de Garcia Márquez presentes no livro "Viver para Contar". Publicado no blog da Boitempo.

19 de Abril, 2014 - 00:39h

Republicamos no esquerda.net as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combate nos 20 anos do 25 de Abril.

Filme conta-nos a história de uma miúda que desafia o conservadorismo e o machismo da sociedade saudita.
18 de Abril, 2014 - 18:28h

Filme de Haifaa al Mansour, a primeira realizadora mulher da Arábia Saudita, fala-nos da condição das mulheres naquele país, deixando claro que em causa está uma moral patriarcal que a todos/as obriga e, por isso, é um filme enredado na figura do proibido. Aliás, não há salas de cinema no reino saudita.

Além de escritor, era um jornalista de boa cepa, daqueles que vibra com o cheiro da notícia.
17 de Abril, 2014 - 22:18h

Prémio Nobel da Literatura de 1982, jornalista apaixonado e argumentista de cinema, Gabo foi um dos melores escritores do século XX, autor de obras que milhões de leitores nunca esquecerão. 

Na mesa estiveram os três autores e D. Januário Torgal Ferreira e José Manuel Sobral, que apresentaram. Foto de Catarina Oliveira
16 de Abril, 2014 - 18:51h

No lançamento de “Os Burgueses”, Francisco Louçã diz que o estudo ajuda a compreender os motivos que levam a classe dominante a mergulhar Portugal no empobrecimento. Obra de mais de 500 páginas estuda a vida social das mil pessoas que constituem o núcleo que ocupa os lugares fundamentais de poder. D. Januário Torgal e José Manuel Sobral apresentaram, Mário Soares, João Cravinho, Carvalho da Silva, entre outros, estiveram presentes. 

15 de Abril, 2014 - 00:03h

Republicamos no esquerda.net as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combate nos 20 anos do 25 de Abril.

Fotografia de Dionísio Leitão
11 de Abril, 2014 - 16:35h

Em entrevista ao Esquerda.net, o encenador Hélder Costa afirma que se a cultura demonstrar interesse pela sociedade, as pessoas aproximam-se desta porque sentem que há uma ligação concreta ao quotidiano. Para o encenador e diretor artístico da Companhia de Teatro A Barraca, a estupidificação é uma estratégia muito antiga de dominação dos povos. Por Pedro Ferreira.

6 de Abril, 2014 - 00:03h

O esquerda.net republica as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combate nos 20 anos do 25 de Abril.

4 de Abril, 2014 - 10:59h

Este sábado às 21h30 inaugura o novo espaço associativo e cultural da MOB, que junta a Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis e o Coletivo pelo Direito à Habitação e à Cidade - Habita.

30 de Março, 2014 - 16:07h

Ao revelar dramaticamente como a política se distanciou dos cidadãos, esta série retrata o tempo em que vivemos e assume um certo caráter shakespeariano. Artigo de Daniel D’Addario, publicado na Salon.

30 de Março, 2014 - 02:06h

O esquerda.net republica as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combate nos 20 anos do 25 de Abril.

28 de Março, 2014 - 19:48h

O Bloco de Esquerda comemora os 40 anos do 25 de Abril no Porto, com uma mostra de documentários no cinema Trindade e um comício com Alexis Tsipras e Marisa Matias no dia 26 no cinema Batalha.

28 de Março, 2014 - 02:20h

Dirigido por Fernando Rosas, um estudo inédito sobre o trabalho forçado dos portugueses na Alemanha durante a II Guerra Mundial não obteve financiamento em Portugal. Os investigadores já descobriram 70 portugueses mortos nos campos de concentração.

23 de Março, 2014 - 17:35h

O filme de Alexander Payne, um dos melhores desta temporada, desfaz um dos mitos da cultura norte-americana a partir de uma viagem pelo país profundo. Artigo de Léa Reis no portal Carta Maior.

22 de Março, 2014 - 19:26h

O esquerda.net republica as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combate nos 20 anos do 25 de Abril.

15 de Março, 2014 - 00:47h

Em “Hereges”, último livro do escritor Leonardo Padura, o livre arbítrio e a busca da liberdade são os eixos conceptuais da trama, que arranca na Holanda, com a figura de Rembrandt e a sua pintura mas, como sempre acontece com Padura, todos os caminhos levam a Cuba. Por Martín Granovsky, de Havana, Página 12

14 de Março, 2014 - 13:39h

O esquerda.net republica as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos nos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combatenos 20 anos do 25 de Abril. Começamos pelo mês de outubro de 1973.

9 de Março, 2014 - 00:18h

A mundividência dos Xutos seguiu sempre muito a par do viver quotidiano dos seus membros que, por sua vez e como será natural que suceda, é inseparável dos altos e dos baixos, dos sucessos e fracassos, de um percurso de 35 anos, que no caso dos Xutos é tudo menos linear. Artigo de Fernando Ramalho.

1 de Março, 2014 - 18:00h

“O Lobo de Wall Street” de Scorsese reduz-se à “sua história”: endogâmica, de formas desconcertantes, “aceleradas” e repletas de “excessos”. Outras “conexões”, “aberturas” ou conclusões desta história ficam a cargo do público. Por Demian Paredes.

22 de Fevereiro, 2014 - 14:01h

A autarquia socialista decidiu despedir quatro técnicos especializados que asseguram o funcionamento da biblioteca municipal, notificando-os com uma simples folha. Esta sexta-feira, o Bloco levou a questão à Assembleia Municipal.

20 de Fevereiro, 2014 - 02:42h

“Não entristeças, João. Temos dado o melhor de nós e isso não admite gentinha; só aceita dignidade e respeito por vidas que se dedicaram e dedicam não porque têm talento, mas sim porque têm aquele mistério revelado de poderem escrever uma carta como a tua”, disse o cantor no Facebook, em resposta à carta do filho e escritor João Tordo.

Páginas

Em 24 de Abril de 2013, o Bangladesh foi notícia pelas piores razões. Vamos ver o que aconteceu, depois que o clamor da tragédia foi arrefecendo e as imagens do pavor se foram apagando da nossa retina e da nossa memória.

O momento de heterodoxia na reunião parlamentar com a troika aconteceu quando Subir Lall, representante do FMI, entendeu comentar o Manifesto pela reestruturação da dívida pública portuguesa. Essa questão foi suscitada apenas pelo Bloco de Esquerda a todos os elementos da troika.

Cada protagonista tem um objetivo principal, diferentes um do outro. Cada um diz que tem questões de princípio em relação às quais não pode fazer concessões.

Francisco Assis deu no passado Domingo de Páscoa uma entrevista ao Jornal “Público”. Trata-se de uma entrevista interessante para um estudo sobre como se faz um candidato.

Não é possível acreditar numa instituição que não tem casos de sucesso. Não é possível acreditar num Governo que não conhece a realidade que o país atravessa. A política de austeridade nunca foi cura para a crise e Portugal não é exceção.

No sábado, 26 de abril, pelas 21h30, o Partido da Esquerda Europeia, com apoio do Bloco, organiza um comício no Cinema Batalha, no Porto, que contará com as intervenções de Marisa Matias e Alexis Tsipras e as atuações musicais de Fred Martins e Uxía. Esta iniciativa integra-se no Desobedoc - mostra de cinema insubmisso, que terá lugar entre 25 e 27 de abril e cujo programa podes consultar aqui.

Cortes orçamentais, intensificação do despedimento de funcionários e profissionais do SNS e crescente precarização laboral, favorecimento dos grupos privados. Esta é a receita da troika e do governo PSD/CDS-PP que se traduz na delapidação do SNS e no agravamento da saúde dos portugueses.

Durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, o ministro da Saúde afirmou que “o Governo tem orgulho de ter salvo o Serviço Nacional de Saúde”. Haverá limites para a desvergonha? Artigo de António Rodrigues.

Ao contrário da propaganda governamental não está em curso qualquer reforma do SNS. Fechar e concentrar serviços e hospitais não é reforma. Atrasar a criação de novas USF não é reforma. Adiar a rede de cuidados continuados não é reforma. Não fazer qualquer investimento no SNS não é reforma. Artigo de João Semedo

A recente vaga de notícias sobre a demora no tempo de atendimento não é sasonal, não é um epifenómeno. É o resultado de decisões políticas que cortam oferta de cuidados de saúde no momento em que as pessoas mais precisam deles. Artigo de Bruno Maia.