Está aqui

Cultura

20 de Abril, 2014 - 18:15h

Faz este domingo 21 anos que morreu Mário Moreno, o Cantinflas, um dos cómicos latino-americanos mais populares desde os anos 30, considerado um génio da comédia muito graças à disparatada e inesgotável verborreia que caracterizava os seus papéis. Artigo de António José André.

19 de Abril, 2014 - 12:57h

Este ensaio de Perry Anderson, publicado em 2012 no livro "Espectro: da direita à esquerda no mundo das ideias", mergulha nas memórias da juventude de Garcia Márquez presentes no livro "Viver para Contar". Publicado no blog da Boitempo.

19 de Abril, 2014 - 00:39h

Republicamos no esquerda.net as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combate nos 20 anos do 25 de Abril.

Filme conta-nos a história de uma miúda que desafia o conservadorismo e o machismo da sociedade saudita.
18 de Abril, 2014 - 18:28h

Filme de Haifaa al Mansour, a primeira realizadora mulher da Arábia Saudita, fala-nos da condição das mulheres naquele país, deixando claro que em causa está uma moral patriarcal que a todos/as obriga e, por isso, é um filme enredado na figura do proibido. Aliás, não há salas de cinema no reino saudita.

Além de escritor, era um jornalista de boa cepa, daqueles que vibra com o cheiro da notícia.
17 de Abril, 2014 - 22:18h

Prémio Nobel da Literatura de 1982, jornalista apaixonado e argumentista de cinema, Gabo foi um dos melores escritores do século XX, autor de obras que milhões de leitores nunca esquecerão. 

Na mesa estiveram os três autores e D. Januário Torgal Ferreira e José Manuel Sobral, que apresentaram. Foto de Catarina Oliveira
16 de Abril, 2014 - 18:51h

No lançamento de “Os Burgueses”, Francisco Louçã diz que o estudo ajuda a compreender os motivos que levam a classe dominante a mergulhar Portugal no empobrecimento. Obra de mais de 500 páginas estuda a vida social das mil pessoas que constituem o núcleo que ocupa os lugares fundamentais de poder. D. Januário Torgal e José Manuel Sobral apresentaram, Mário Soares, João Cravinho, Carvalho da Silva, entre outros, estiveram presentes. 

15 de Abril, 2014 - 00:03h

Republicamos no esquerda.net as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combate nos 20 anos do 25 de Abril.

Fotografia de Dionísio Leitão
11 de Abril, 2014 - 16:35h

Em entrevista ao Esquerda.net, o encenador Hélder Costa afirma que se a cultura demonstrar interesse pela sociedade, as pessoas aproximam-se desta porque sentem que há uma ligação concreta ao quotidiano. Para o encenador e diretor artístico da Companhia de Teatro A Barraca, a estupidificação é uma estratégia muito antiga de dominação dos povos. Por Pedro Ferreira.

6 de Abril, 2014 - 00:03h

O esquerda.net republica as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combate nos 20 anos do 25 de Abril.

4 de Abril, 2014 - 10:59h

Este sábado às 21h30 inaugura o novo espaço associativo e cultural da MOB, que junta a Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis e o Coletivo pelo Direito à Habitação e à Cidade - Habita.

30 de Março, 2014 - 16:07h

Ao revelar dramaticamente como a política se distanciou dos cidadãos, esta série retrata o tempo em que vivemos e assume um certo caráter shakespeariano. Artigo de Daniel D’Addario, publicado na Salon.

30 de Março, 2014 - 02:06h

O esquerda.net republica as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combate nos 20 anos do 25 de Abril.

28 de Março, 2014 - 19:48h

O Bloco de Esquerda comemora os 40 anos do 25 de Abril no Porto, com uma mostra de documentários no cinema Trindade e um comício com Alexis Tsipras e Marisa Matias no dia 26 no cinema Batalha.

28 de Março, 2014 - 02:20h

Dirigido por Fernando Rosas, um estudo inédito sobre o trabalho forçado dos portugueses na Alemanha durante a II Guerra Mundial não obteve financiamento em Portugal. Os investigadores já descobriram 70 portugueses mortos nos campos de concentração.

23 de Março, 2014 - 17:35h

O filme de Alexander Payne, um dos melhores desta temporada, desfaz um dos mitos da cultura norte-americana a partir de uma viagem pelo país profundo. Artigo de Léa Reis no portal Carta Maior.

22 de Março, 2014 - 19:26h

O esquerda.net republica as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combate nos 20 anos do 25 de Abril.

15 de Março, 2014 - 00:47h

Em “Hereges”, último livro do escritor Leonardo Padura, o livre arbítrio e a busca da liberdade são os eixos conceptuais da trama, que arranca na Holanda, com a figura de Rembrandt e a sua pintura mas, como sempre acontece com Padura, todos os caminhos levam a Cuba. Por Martín Granovsky, de Havana, Página 12

14 de Março, 2014 - 13:39h

O esquerda.net republica as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos nos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combatenos 20 anos do 25 de Abril. Começamos pelo mês de outubro de 1973.

9 de Março, 2014 - 00:18h

A mundividência dos Xutos seguiu sempre muito a par do viver quotidiano dos seus membros que, por sua vez e como será natural que suceda, é inseparável dos altos e dos baixos, dos sucessos e fracassos, de um percurso de 35 anos, que no caso dos Xutos é tudo menos linear. Artigo de Fernando Ramalho.

1 de Março, 2014 - 18:00h

“O Lobo de Wall Street” de Scorsese reduz-se à “sua história”: endogâmica, de formas desconcertantes, “aceleradas” e repletas de “excessos”. Outras “conexões”, “aberturas” ou conclusões desta história ficam a cargo do público. Por Demian Paredes.

22 de Fevereiro, 2014 - 14:01h

A autarquia socialista decidiu despedir quatro técnicos especializados que asseguram o funcionamento da biblioteca municipal, notificando-os com uma simples folha. Esta sexta-feira, o Bloco levou a questão à Assembleia Municipal.

20 de Fevereiro, 2014 - 02:42h

“Não entristeças, João. Temos dado o melhor de nós e isso não admite gentinha; só aceita dignidade e respeito por vidas que se dedicaram e dedicam não porque têm talento, mas sim porque têm aquele mistério revelado de poderem escrever uma carta como a tua”, disse o cantor no Facebook, em resposta à carta do filho e escritor João Tordo.

18 de Fevereiro, 2014 - 16:49h

O processo de extinção do Observatório das Atividades Culturais fará desaparecer nos próximos dias o site que reúne as suas publicações e estudos, sem que tenham sido transferidos os seus conteúdos para o organismo indicado pelo governo para receber as competências do Observatório.

14 de Fevereiro, 2014 - 20:34h

Passaram cem anos do nascimento de William Burroughs (5 de fevereiro de 1914): escritor, pintor e crítico social. Burroughs foi impulsionador da geração "beat" e influenciou dezenas de artistas. Por Andrés Hax*

13 de Fevereiro, 2014 - 01:30h

No novo disco - Puro - eles voltam a confirmar que são provavelmente a banda de rock português mais sólida do ponto de vista de produção de originais desde 1978. Por João Mineiro.

Páginas

No dia internacional da luta camponesa, recordamos a história da Via Campesina, o maior movimento internacional de pequenos agricultores, trabalhadores rurais e camponeses sem terra.

A geração que não viveu Abril só pode ter saudades da próxima revolução, mas leva consigo todas estas histórias.

O jornalismo não é um delito. Segundo informa o Comité para a Proteção dos Jornalistas, desde 1992 foram assassinados no mundo 1.054 jornalistas.

Quarenta e cinco anos depois do 17 de abril de 1969, PSD e CDS impedem os militares que fizeram o 25 de Abril de falar na sessão evocativa da revolução democrática. Diante da pretensão dos capitães de Abril, a maioria governamental responde como Américo Tomás.

O sorteio dos Audis é um retrato de Portugal em 2014. Ou melhor, do poder político dominante que hoje redesenha o país.

No sábado, 26 de abril, pelas 21h30, o Bloco de Esquerda organiza um comício no Cinema Batalha, no Porto, que contará com as intervenções de Marisa Matias e Alexis Tsipras e as atuações musicais de Fred Martins e Uxía. Esta iniciativa integra-se no Desobedoc - mostra de cinema insubmisso, que terá lugar entre 25 e 27 de abril e cujo programa podes consultar aqui.

Cortes orçamentais, intensificação do despedimento de funcionários e profissionais do SNS e crescente precarização laboral, favorecimento dos grupos privados. Esta é a receita da troika e do governo PSD/CDS-PP que se traduz na delapidação do SNS e no agravamento da saúde dos portugueses.

Durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, o ministro da Saúde afirmou que “o Governo tem orgulho de ter salvo o Serviço Nacional de Saúde”. Haverá limites para a desvergonha? Artigo de António Rodrigues.

Ao contrário da propaganda governamental não está em curso qualquer reforma do SNS. Fechar e concentrar serviços e hospitais não é reforma. Atrasar a criação de novas USF não é reforma. Adiar a rede de cuidados continuados não é reforma. Não fazer qualquer investimento no SNS não é reforma. Artigo de João Semedo

A recente vaga de notícias sobre a demora no tempo de atendimento não é sasonal, não é um epifenómeno. É o resultado de decisões políticas que cortam oferta de cuidados de saúde no momento em que as pessoas mais precisam deles. Artigo de Bruno Maia.