Está aqui

Comunidade

Genealogia do mal: Os movimentos da neodireita e neofascistas no Brasil pós-junho de 2013 (Parte I)

10 de Dezembro, 2017 - 14:48h

Esta é a primeira parte do artigo de Rômulo Góis sobre os movimentos da neodireita brasileira surgidos no pós-junho de 2013, como estes mudaram a sua natureza e podem ser hoje considerados como neofascistas, e sobre alguns instrumentos de combate a tais movimentos.

Os Shared Service Centers e a degradação da oferta de trabalho

6 de Dezembro, 2017 - 14:21h

Como a aposta dos sucessivos governos em atrair SSC e Call Centers tem degradado a qualidade do trabalho e fragilizado ainda mais quem trabalha. Artigo de Augusto Dias.

Desde o início de 2017 que a data de reabertura do troço Brunheda-Cachão tem vindo a ser sucessivamente adiada, estando agora pura e simplesmente em suspenso

Longa se torna a espera

13 de Novembro, 2017 - 22:10h

Farto de esperar há nove, sublinho, nove anos, estou eu e todos os utentes e habitantes próximos da Linha do Tua. Por Daniel Conde.

Depois de dia 17 de outubro nada será o mesmo

19 de Outubro, 2017 - 12:35h

No dia 17 teve lugar a primeira reunião que poderá estar na génese da criação da secção autónoma LGBTQIA+ do Instituto Superior Técnico. Esta reunião foi divulgada no grupo de facebook do IST e em menos de 24h caíram mais de 200 comentários. Por António Coelho.

Facebook e os incêndios em Portugal: um caso de irresponsabilidade social

18 de Outubro, 2017 - 18:02h

Terá o Facebook a audácia de considerar o desastre deste domingo e que rompeu noite adentro, um acontecimento sem significado? Por Ricardo Santos.

Reabilita primeiro. Ganha depois

29 de Setembro, 2017 - 14:42h

A quem serão acessíveis estas novas casas de uma Lisboa “reabilitada”?, questiona um grupo de arquitetos. Por Manuel Bivar, Márcia Saldanha, Ricardo Lopes e Sebastião Santos.

A AutoEuropa foi pensada para acolher a produção de modelos de nicho de mercado, e não para modelos de grande volume

“T-Rocando” os passos à AutoEuropa

5 de Setembro, 2017 - 16:03h

A AutoEuropa foi pensada para acolher a produção de modelos de nicho de mercado, e não para modelos de grande volume. Artigo de Hugo Arsénio Pereira

A desvalorização do desporto

3 de Setembro, 2017 - 17:48h

Escrevo este artigo pela simples razão de estarmos relativamente retrógrados no desporto em relação aos restantes países do mundo e por sermos o quinto país da Europa com maior nível de obesidade em jovens. Por André Teixeira.

Por uma política florestal progressiva

20 de Agosto, 2017 - 10:21h

Está nas mãos dos governantes do PS, com os apoios parlamentares do Bloco e do PCP, o compromisso para a sustentabilidade da interioridade e da floresta, do bem para as suas populações a incentivar e realizar por políticas de desenvolvimento humano integradas. Por José Sintra.

O que tem a ver o neo-liberalismo com os incêndios? Apenas, tem tudo a ver

18 de Agosto, 2017 - 23:31h

Os interesses económicos nas florestas foram totalmente capturados pelas grandes empresas de celuloses. A legislação de Passos Coelho/Cristas, traduz a submissão a esses interesses, como nunca antes. Por José Sintra.

A responsabilidade criminal da sociedade gestora do SIRESP

17 de Agosto, 2017 - 10:58h

Se o Estado frustrou o direito das populações à sua segurança e socorro de vidas e bens, o autor que suscitou, no essencial, a responsabilidade do Estado, na minimização dos efeitos do incêndio de Pedrógão, assim como no dever de indemnização das populações, foi a gestão do SIRESP. Por José Sintra.

Incêndios: Responsabilidade objectiva e de indemnizar por parte do Estado

8 de Agosto, 2017 - 11:14h

No caso concreto dos incêndios e do dano principal, a vida humana, foi violado objectivamente pelo Estado o princípio da confiança e exigibilidade de segurança mínima pelos cidadãos. Por José Sintra.

O contrato de concessão da EPHTM tem a duração de 15 anos. Após sete anos de gestão, é fácil fazer uma reflexão: a qualidade piorou

Queremos a Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira pública!

7 de Agosto, 2017 - 16:53h

Sendo o turismo e a hotelaria as principais atividades motoras da economia madeirense, não pode um alicerce desta importância, como é a qualificação e formação dos alunos, estar a ser concessionado a uma entidade privada. Contributo de Diogo Henriques

O contrato entre o Estado e a sociedade gestora do SIRESP

6 de Agosto, 2017 - 11:13h

Está em causa um contrato que o Tribunal de Contas, em Acórdão de 2006, caracterizou de portador de ilegalidades que feririam a sua existência embora aprovando-o com “condições” para que fossem sanados seus vícios. Por José Sintra.

Incêndios: As erradas políticas florestais e a inaptidão e falhas do SIRESP

4 de Agosto, 2017 - 16:34h

Fazerem-se as necessárias considerações aos recentes incêndios, obriga-nos a encontrar, muito graficamente, dois tipos de explicações, que passam pela larga tradição que as erradas políticas florestais têm em Portugal e a inaptidão e falhas do SIRESP. Por José Sintra.

O atual cenário paisagístico proporcionado pela rede de passadiços e todas as atividades que vão sendo promovidas na laguna, fazem a Barrinha ganhar nova vida - foto de José Lopes

Barrinha de Esmoriz ganha nova vida mas mantêm-se as preocupações ambientais!

3 de Agosto, 2017 - 11:34h

O atual cenário paisagístico fazem a Barrinha ganhar nova vida. Mas os focos de poluição que continuam a correr para este espaço natural ainda não deixaram de preocupar. Texto e fotos de José Lopes.

Incêndios, Pedrogão Grande, e as diferentes responsabilidades que cabem ao Estado e SIRESP

2 de Agosto, 2017 - 12:46h

A oposição de direita, seguindo os passos de Passos, tem exibido que, com o desnorte da Troika, sem registo discursivo, os temas que suscitam elevação do debate é a invenção suicidária ou a aritmética da contabilização de cadáveres. Por José Sintra.

PT/Altice: O trabalho é uma mercadoria?

28 de Julho, 2017 - 17:37h

O Estado, pelos valores humanos, sociais e económicos em causa, não pode, de algum modo, deixar de reflectir e agir, intervir, no que às relações e condições de trabalho concerne. Por João Fraga de Oliveira.

11º e 12º anos de pressão!

12 de Julho, 2017 - 17:05h

A escola está a tornar-se num espaço de preparação de exames e não num espaço de novas aprendizagens e de novas experiências. Artigo de Diogo Henriques.

"Ergui a minha voz indignada pela reversão que o governo do PSD/CDS queria fazer na lei que permite a IVG", refere Deolinda Martin

Trabalho comunitário por ter protestado contra Governo PSD/CDS, há dois anos

5 de Julho, 2017 - 11:20h

Deolinda Martin foi condenada a trabalho comunitário por ter protestado na AR contra “reversão” que o governo do PSD/CDS queria fazer na lei da IVG. No facebook questiona: “com tanto crime grave a prescrever porque esta mão pesada sobre a liberdade de expressão?”

Estação de caminho de ferro de Bragança – Foto de M.Peinado/flickr

Verde Escuro

15 de Junho, 2017 - 17:39h

Arrancaram com celeridade ímpar as obras de adaptação do canal da Linha do Tua, nos 76 km entre Carvalhais e Bragança, em mais uma ciclovia. Nada neste projecto faz qualquer sentido. Contributo de Daniel Conde

Barrinha de Esmoriz - Fotos de José Lopes

Esmoriz: Requalificação da Barrinha exige monitorização ambiental

2 de Junho, 2017 - 11:56h

As obras de requalificação e valorização da Barrinha de Esmoriz e Lagoa de Paramos uniram as margens das freguesias banhadas pela laguna, mas os focos de poluição persistem e os dragados bombeados para o mar e estão a manchar esta intervenção. Bloco questiona Governo. Por José Lopes

Foto de Paulete Matos

Lições Contra o Preconceito

29 de Maio, 2017 - 16:11h

As alunas e alunos da Escola Secundária de Vagos decidiram não ficar indiferentes ao que aconteceu com as colegas e nós também não iremos ficar. Por Mariana Olho Azul

França: Onde responsavelmente traçar a linha

9 de Maio, 2017 - 19:03h

É vital separar dois conjuntos de debates ocorridos nas últimas duas semanas relativamente às eleições francesas. Por Kevin Ovenden.

Trabalhadores e Estudantes numa sociedade capitalista

7 de Maio, 2017 - 13:06h

A repressão aos direitos não só acontece aos trabalhadores, mas, também, aos futuros trabalhadores, os jovens estudantes. Artigo de Diogo Henriques. 

Páginas