Está aqui

Vítimas de violência doméstica nos meios rurais não têm apoio, conclui estudo

"Nos meios rurais e no interior do país" as mulheres vítimas de violência “sentem-se abandonadas e isoladas”, diz Flávia Serra.

Há escassez de respostas nos meios rurais destinadas a ajudar as mulheres vítimas de violência conjugal, é a conclusão de um estudo realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). 

Sob o título “O apoio às vítimas de violência conjugal: um estudo de caso a partir das representações das vítimas na UMAR do Porto”, a investigação de Flávia Serra tinha por objetivo analisar de que forma as mulheres vítimas de violência respondem às necessidades imediatas de proteção e que meios estão disponíveis no momento, de forma a avaliar a eficácia das redes de apoio. 

Focando a investigação nos equipamentos da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) do Porto, Flávia Serra procurou “compreender que tipo de apoio as mulheres vítimas de violência procuram e que resposta lhes é facultada”, declara à agência Lusa.

De acordo com os testemunhos recolhidos, “há falha no sistema de apoio que, para além da falta de verbas, também enfrenta fracos recursos para sustentarem a sua intervenção”. O principal problema identificado é o facto de “as estruturas de atendimento especializado estarem localizadas, sobretudo, nos centros urbanos e no litoral”.

“Nos meios rurais e no interior do país” as mulheres vítimas de violência “sentem-se abandonadas e isoladas”, diz Flávia Serra. E como consequência, a maior parte dessas mulheres sujeita-se a continuar as relações afetivas marcadas por atos violentos”. 

“Apesar dos avanços dos últimos anos no combate à violência contra as mulheres em Portugal, fica um longo caminho por andar, e nesse caminho o trabalho social feminista é chamado a contribuir com o seu olhar e sua perspetiva, colocando as mulheres como centro da sua prática empoderadora”, conclui.

O estudo, realizado no âmbito do mestrado em Serviço Social, teve a orientação de Luzia Oca Gonzalez, professora do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da UTAD.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)