Está aqui

Venezuela: Número de mortos em manifestações sobe para 36

Apelos contra a repressão e a violência multiplicam-se. Procuradora Geral declara que a Constituição de 99 é “a constituição de Chávez”. Veja vídeo de tanque a atropelar pessoas. São já 36 as pessoas mortas em manifestações no último mês.
Polícia Nacional da Venezuela reprimiu duramente uma gigantesca manifestação convocada pela MUD para quarta-feira, 3 de maio de 2017 – Foto de Miguel Gutierrez/Epa/Lusa
Polícia Nacional da Venezuela reprimiu duramente uma gigantesca manifestação convocada pela MUD para quarta-feira, 3 de maio de 2017 – Foto de Miguel Gutierrez/Epa/Lusa

A nossa Constituição é imbatível. É a Constituição de Chávez”

Dois dias depois de Nicolás Maduro ter anunciado a criação de uma assembleia constituinte para rever a Constituição de 1999, a Procuradora Geral, Luisa Ortega Díaz declarou, em entrevista ao Wall Street Journal: “A nossa Constituição é imbatível. É a Constituição de Chávez”.

A Procuradora Geral venezuelana disse também, numa clara crítica ao governo: “Não podemos exigir um comportamento pacífico e legal dos cidadãos se o Estado toma decisões que não estão de acordo com a lei”. A entrevista foi completamente traduzida para espanhol pelo site lapatilla.com.

Questionada sobre o julgamento de civis por tribunais militares, a procuradora disse que “este é um dos problemas que o Estado tem que ver com muita preocupação”.

Luisa Ortega Díaz apelou ao diálogo e à negociação, afirmando: “É hora de chegar a um acordo com nós próprios. É hora de manter conversações e negociar. Isto significa que alguém tem que ceder pelo bem do país”.

36 pessoas mortas em manifestações no último mês

Nas manifestações e protestos do último mês já morreram 36 pessoas. Nesta quarta-feira, 3 de maio, realizaram-se grandes protestos contra o governo em várias cidades, nomeadamente em Caracas, e nesta quinta-feira, 4 de maio, uma manifestação estudantil, com milhares de estudantes da Universidad Central da Venezuela (UCV), foi duramente reprimida pela polícia.

A reitora da UCV, Cecilia García Arocha, condenou a repressão contra os estudantes, que convocaram a manifestação para se dirigirem ao ministério do Interior, Justiça e Paz para exigir o fim da repressão dos protestos. Os estudantes foram reprimidos com gás lacrimogéneo pela polícia.

No último mês, nas manifestações a favor e contra o governo mais de 500 pessoas ficaram feridas e mais de 1.300 foram detidas.

Maestro Gustavo Dudamel: “Contra a violência e a repressão, levanto a minha voz”

Maestro Gustavo Dudamel afirma: “Faço um apelo urgente ao Presidente da República e ao governo nacional a que retifiquem e escutem a voz do povo venezuelano”

Maestro Gustavo Dudamel afirma: “Faço um apelo urgente ao Presidente da República e ao governo nacional a que retifiquem e escutem a voz do povo venezuelano”

O destacado maestro e violinista venezuelano Gustavo Dudamel escreveu um contundente artigo, com o título “Contra a violência e a repressão, levanto a minha voz” e onde, dirigindo-se a Nicolás Maduro, diz “Presidente, retifique e escute a voz do povoo venezuelano”.

No artigo, Gustavo Dudamel salienta que “os venezuelanos estão desesperados pelo seu direito inalienável ao bem-estar e à satisfação das necessidades básicas”, acusando: “Já basta de ignorar o justo clamor de um povo sufocado por uma intolerável crise”.

Nesta quinta-feira, Dudamel mudou a imagem de fundo das suas páginas no facebook e no twitter, com um fundo preto com as palavras "Armando Cañizales Carrillo", numa referência a este jovem músico morto a tiro na quarta-feira na manifestação da oposição em Caracas.

O texto de Duhamel não é único, pelo contrário, multiplicam-se as críticas ao governo por parte de setores de esquerda e tradicionalmente chavistas, como este texto do ex-ministro da Planificação Jorge Giordani, assim como os apelos contra a repressão e os confrontos, que endurecem.

Veja abaixo o vídeo do tanque da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) a arder e a atropelar manifestantes:

Tanque da GNB atropela manifestantes


 

Termos relacionados Venezuela, Internacional
(...)