Está aqui

Vacinas: Bloco deu consequência orçamental ao consenso científico

Pedro Filipe Soares respondeu à polémica que se instalou na sequência da inclusão de três vacinas no Programa Nacional de Vacinação. “Não há aqui nenhum passo para o escuro”, afirmou.
Foto Prefeitura de Itapevi/Flickr

Dir-se-ia que o PCP quer passar a decidir o Programa Nacional de Vacinação no seu comité central e que o Bloco se vendeu ao lóbi da indústria farmacêutica. Ou vice-versa. Quem tenha acompanhado a polémica gerada na sequência da dotação orçamental e inclusão no plano nacional de vacinação das vacinas da meningite B, do rotavírus e do alargamento da vacina do HPV aos rapazes pode ter ficado com qualquer uma destas ideias. Bastonário da Ordem dos Médicos, ex-Ministros da Saúde e atuais responsáveis governamentais da saúde dispararam contra o parlamento que teria usurpado funções médicas.

O líder parlamentar do Bloco respondeu à polémica em conferência de imprensa esclarecendo as razões da proposta de inclusão de três vacinas cuja validade “ninguém coloca em causa.” Pedro Filipe Soares notou que “em todos estes casos já foi dada nota da comunidade científica dos benefícios que existem para a saúde pública da sua introdução no programa nacional de vacinação”. Assinalou ainda que diversas entidades públicas participaram no debate que tinha sido empreendido no âmbito da Comissão de Saúde. Portanto, concluiu, “o que fizemos foi dar consequência ao trabalho que já tinha sido realizado e que envolve as diversas entidades públicas do nosso país.”

Em artigo de opinião publicado no esquerda.net, o médico Bruno Maia adiantou que “a Assembleia da República não “aprovou” nenhuma vacina” pelo que “a decisão do parlamento não é técnica mas de política de saúde” e defendeu que não há dúvidas científicas sobre a necessidade destas vacinas. Bruno Maia remata o seu artigo devolvendo a questão sobre intromissões: “é a Assembleia da República que se está a intrometer num assunto técnico ou é a Ordem dos Médicos que se está a imiscuir na decisão política?”

Termos relacionados Política
Comentários (2)