Está aqui

Um guia para as eleições na Grécia

São 22 partidos que se apresentam ao voto de 9,8 milhões de eleitores. Sondagens indicam que apenas sete conseguirão os 3% necessários para eleger deputados. Urnas fecham às 19 horas locais.
O Parlamento grego
O Parlamento grego

. A votação começa às 7 horas da manhã e termina às 19h (17h em Lisboa e 15h no Rio de Janeiro).

. Os eleitores são 9,8 milhões, sendo que mais de um terço está concentrado na região metropolitana da Ática, que inclui Atenas.

. As sondagens de boca-de-urna serão divulgadas no encerramento das urnas. Haverá uma primeira estimativa dos resultados baseada nas contagens dos votos às 21h30 locais e outra estimativa mais precisa à meia-noite. A contagem oficial pode ser acompanhada no site do Ministério do Interior.

São 22 os partidos que se apresentam aos eleitores. Para eleger deputados, precisam de menos 3% dos votos. As sondagens indicam que pelo menos sete ultrapassarão essa marca.

. Pela lei grega, o partido que obtiver o primeiro lugar recebe um bónus de 50 deputados.

. Tomada a posse, o novo primeiro-ministro terá 15 dias para obter a confiança do Parlamento, precisando, para isso, do apoio de 151 deputados do Parlamento de 300.

. Se nenhum partido tiver maioria absoluta, o presidente da República dá ao líder do partido mais votado três dias para formar governo. Se não conseguir, a mesma tarefa é entregue ao líder do segundo partido mais votado; se também este fracassar, o testemunho passa para o líder do terceiro partido.

. Se nenhum deles tiver sucesso, o PR pedirá a formação de um governo de unidade nacional. Se também este governo não for possível, todos os partidos são convidados a formar um governo interino para preparar novas eleições.

(Baseado num artigo do Ekathimerini)

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)