Está aqui

Trump dá instruções para facilitar expulsão de milhões de imigrantes

O Presidente norte-americano deu ordens às agências de imigração e proteção de fronteiras para endurecer as medidas contra os imigrantes indocumentados, uma medida que pode levar à detenção e expulsão de milhões de pessoas residentes no país.
As medidas de Trump podem levar à deportação em massa de milhões de imigrantes. Foto de Q. Sakamaki- The Villager

O secretário da Defesa da administração norte-americana, John Kelly, assinou esta-terça dois memorandos contendo instruções que visam mover uma perseguição implacável a cerca de onze milhões de imigrantes que entraram no país de forma ilegal ou que se encontram a trabalhar sem visto e que se enquadram no conjunto de pessoas que no decurso da campanha eleitoral foram qualificadas por Donald Trump como “criminosas”.

Desta forma, os agentes federais passam a ter autorização para de forma discricionária deter suspeitos de residir de forma ilegal em todo o território dos Estados Unidos, alterando as disposições da administração Obama que visavam deter estrangeiros nas zonas de fronteira suspeitos de atividades terroristas ou condenados por crimes praticados no país.

Deter e expulsar com a máxima rapidez

“Os funcionários passam a ter total autoridade para apreenderem e deterem qualquer estrangeiro se considerarem que existe causa provável de que esteja a violar as leis de imigração”, sublinha o memorando que pretende que este tipo de ações sejam realizadas com a máxima rapidez.

Refira-se que alguns dias após a tomada de posse em janeiro, o Presidente dos EUA assinou duas diretivas que autorizam a construção de um muro na fronteira com o México, o reforço do patrulhamento e a contratação de mais efetivos para reforçar as forças de segurança, bem como os serviços de imigração e alfândegas, tendo ainda proibido o refúgio nas denominadas “cidades santuário” assim conhecidas porque as autoridades locais rejeitam prestar informações suscetíveis de levar à separação de famílias e expulsão de imigrantes.

A revisão em relação aos critérios de detenção para agilizar os processos de expulsão permite que os imigrantes sejam deportados antes de os processos correrem em tribunal

As medidas agora anunciadas deixaram as organizações de defesa dos direitos humanos e das minorias em alerta, e acentuaram a preocupação entre os imigrantes.

A revisão em relação aos critérios de detenção para agilizar os processos de expulsão permite que os imigrantes sejam deportados antes de os processos correrem em tribunal, introduzindo também alterações em relação aos menores que chegam sozinhos aos Estados Unidos para se juntarem aos familiares que já residem no país.

Os menores são oriundos de países da América Central marcados por níveis de violência elevada como as Honduras, Guatemala e El Salvador e em função das novas regras podem ser deportadas de imediato, juntamente com as suas famílias, que passam a ser acusadas de promover a imigração ilegal.

No imediato, as medidas de Trump deixam apenas sem alteração as proteções em relação aos estrangeiros que entraram de forma clandestina no país quando ainda eram crianças e já atingiram a maioridade.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)