Transferência de 118 trabalhadores da PT para empresas da Altice e Visabeira concluída

Os trabalhadores passarão a exercer as mesmas funções em empresas do grupo Altice - a Tnord e a Sudtel -, empresas que não apresentam garantias de viabilidade económica.
Faixa da manifestação contra os despedimentos na PT. Foto esquerda.net.

O processo de “transferência de estabelecimento” de 118 trabalhadores da PT, lançado a 30 de junho, foi concluído hoje. Os trabalhadores passarão a exercer as mesmas funções em empresas do grupo Altice - a Tnord e a Sudtel - bem como empresas do grupo Visabeira.

96 dos trabalhadores são projetistas (desenham traçados de rede) e 22 são do Centro de Certificação Técnica de Torres Novas, relata a agência Lusa. 74 dos projetistas são transferidos para a Altice Technical Services (ATS), ficando divididos entre as empresas Tnord e Sudtel, e os restantes 22 vão para o grupo Visabeira. Os 22 trabalhadores do Centro de Torres Novas vão para a ATS.

A idade média dos trabalhadores é de 50 anos. Segundo as informações recolhidas pela Lusa, os trabalhadores irão manter salário e seguro de saúde (neste caso apenas por 12 meses). Os sindicatos manifestaram já receios quanto à viabilidade económica e financeira da Tnord e Sudtel, empresas que não apresentam garantias de capacidade de pagamento de salários após 12 meses de atividade.

Segundo declarações de Jorge Félix, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom (STPT), os 118 trabalhadores, "em princípio", vão continuar a laborar "no mesmo lugar, com as mesmas chefias e computadores", "apenas fazendo agora parte de outras empresas".

O Bloco de Esquerda apresentou já um projeto de lei que não permita o abuso da figura de “transmissão de estabelecimento” para despedimentos encapotados, e Catarina Martins apelou ao governo para que obrigue a Altice “a respeitar a lei”.