Tragédia em Pedrógão Grande gera enorme vaga de solidariedade nacional

Desde que foi dada a conhecer a dimensão do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, e as consequências devastadoras do mesmo para as populações, têm-se multiplicado as iniciativas para ajudar as vítimas e os bombeiros que combatem o incêndio no terreno.
A adesão ao apelo à doação de água e bens alimentares nos quartéis foi massiva. Foto de Arquivo, Arménio Belo/Lusa.

A adesão dos cidadãos e das cidadãs, bem como de várias empresas e coletividades de todo o país, ao apelo à doação de água e bens alimentares para os bombeiros e para os populares das localidades afetadas pelo incêndio foi de tal ordem que levou o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, e a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, a pedirem a suspensão dos donativos nos quartéis, dada a lotação dos stocks e os consequentes problemas logísticos registados.

Nas redes sociais, que foram inundadas por mensagens de solidariedade, proliferam as iniciativas de apoio às vítimas e aos bombeiros que combatem o incêndio no terreno.

A comunidade LGBT criou uma página de facebook, intitulada “LGBT por Pedrógão” na qual disponibiliza os dados da conta bancária criada para juntar verbas que serão canalizadas para ONG e IPSS locais que intervenham junto das populações locais, bem como as localizações dos centros de recolha de produtos médicos a serem enviados aos bombeiros - no Espaço Intendente e no CheckpointLX, do GAT.

Inúmeras instituições de particulares de solidariedade social (IPSS), e outras entidades instaladas na região centro, mobilizaram as suas estruturas para apoiar a população das zonas afetadas, seja através da abertura de centros de recolha de donativos ou da instalação de pontos de acolhimento e de informação.

Quarenta enfermeiros ofereceram-se para reforçar os centros de saúde da região: Alviázere, Ansião, Castanheira de Pera, Penela, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa, Góis e Lousã. A Ordem dos Médicos também ofereceu reforços às zonas afetadas e a Ordem dos Médicos Dentistas disponibilizou-se para prestar ajuda às autoridades na identificação dos cadáveres.

Foram criadas inúmeras contas para angariação de donativos, entre as quais a conta ‘Unidos por Pedrógão’, da Caixa Geral de Depósitos, que ultrapassou o meio milhão num só dia. Têm ainda sido lançadas várias campanhas de angariação de fundos através de plataformas online.

Instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian também constituíram fundos especiais de apoio às organizações da sociedade civil da região "que apresentem respostas adequadas às necessidades identificadas".

Até à data, já foram agendados pelo menos dois espetáculos de solidariedade para com as vítimas da tragédia de Pedrógão Grande. Entre os artistas e bandas que participarão na iniciativa que terá lugar às 21h30 de dia 24, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, encontram-se David Fonseca e Orquestra Jazz de Leiria, Academia de Ballet e Dança – Annarella, Omnichord Records, Samp Pousos, Orfeão de Leiria Conservatório de Artes e Fade In - Associação de Acção Cultural. Os bilhetes, no valor de 15 euros, já estão à venda nas instalações do Teatro e no seu site.

A Sons em Trânsito marcou também, para o dia 27 de junho, um concerto de solidariedade. O evento irá realizar-se em Lisboa, no Meo Arena, e contará com a presença de Salvador Sobral, Carminho, Ana Moura e Rui Veloso, entre outros.

Os animais afetados pelo incêndio também são alvo desta onda de solidariedade. O Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV) e a Codivet - Cooperativa de Distribuição e Comercialização Produtos Veterinários, CRL (Codivet) garantiram a disponibilização gratuita de medicamentos. Várias clínicas veterinárias locais, bem como veterinários em nome individual, ofereceram-se para prestar cuidados de saúde aos animais. Organizações como a Petable, em articulação com a Ordem dos Médicos Veterinários, estão a promover recolhas de fundos.

A clínica veterinária VetFigueiró, de Figueiró dos Vinhos, deu já conta de que centenas de animais terão morrido no incêndio e lançou um apelo para a angariação de alimentos para animais, especialmente de espécies pecuárias, "o grupo de animais mais atingido" pelo incêndio. São necessários fardos de palha e ração, bem alimentos húmidos para cães e gatos. As entregas podem ser feitas na Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande ou nas próprias instalações da clínica veterinária.