Trabalhadores do Metro Lisboa anunciam greve devido à falta de trabalhadores

A degradação do Metro de Lisboa agravou-se com o desinvestimento e austeridade da troika, com uma perda acumulada de mais de 100 milhões de passageiros entre 2011 e 2015 no metro de Lisboa.
Foto de Paulete Matos.

A Federação dos Sindicatos de Transoprtes e Comunicações bem como os Sindicatos do Metropolitano de Lisboa anunciaram um pré-aviso de greve de 1 a 3 de agosto, entre terça e quinta feira da primeira semana de agosto, devido à falta de trabalhadores e condições de trabalhado deterioradas.

"O Governo do PS e a administração do Metro de Lisboa, em vez de se empenharem em resolver os graves problemas herdados do Governo anterior (PSD+CDS), têm optado nesta empresa por um clima de confronto, através de alteração unilateral das regras de prestação de trabalho e horários", indica a FECTRANS em comunicado enviado à agência Lusa.

A degradação das condições de trabalho vem-se registando desde o período de desinvestimento e austeridade da troika, com uma perda acumulada de mais de 100 milhões de passageiros entre 2011 e 2015 no metro de Lisboa. Em maio deste ano, a Assembleia da República aprovou um projeto de resolução do Bloco de Esquerda onde se definiu o aumento de carruagens na linha verde do Metro de Lisboa bem como a contratação de maquinistas e meios de manutenção "para a recuperação das 21 carruagens paradas."

O Sindicato alerta que "o que se precisa é que sejam admitidos os trabalhadores que são necessários, se dote a empresa do material circulante adequado, se melhorem as condições nas estações e que se respeitem os trabalhadores, que são aqueles que, diariamente, fazem tudo para, nas condições atuais, se consiga ter um serviço público com os padrões mínimos de qualidade".

Termos relacionados Sociedade