Está aqui

Trabalhadores da RTP aderem à Greve Geral

A decisão foi tomada esta quarta-feira. Jornalistas manifestam desta forma o seu protesto "contra o corte nos salários" e "outras cláusulas de expressão pecuniária que o Governo pretende impor".
Jornalistas da RTP recomendam “realização de um plenário conjunto para concertar uma acção comum relativamente ao dia da greve”.

Os jornalistas da RTP juntam-se aos trabalhadores da Lusa, que já haviam declarado a sua adesão à greve geral de 24 de Novembro. O STT (Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações e Comunicação Audiovisual) e o SMAV (Sindicato dos Meios Audiovisuais), os dois mais representativos da RTP, já tinham, segundo divulgou o Correio da Manhã, anunciado também a sua adesão e a sua pretensão de deixar a "RTP em stand-by".

Na resolução aprovada em plenário, os trabalhadores esclarecem que aderem à greve como forma de manifestarem o seu "repúdio pela política de gestão da empresa, que tem contribuído para a degradação das condições de vida dos trabalhadores" e em "rejeição do corte nos salários" previsto no Orçamento do Estado para 2011, e reclamam a “defesa intransigente do serviço público de Rádio e Televisão de Portugal”.

O comunicado, divulgado à comunicação social, denúncia o “agravamento de disparidades remuneratórias na empresa” e “o incumprimento de cláusulas de expressão pecuniária acordadas com a anterior administração, como é o caso do subsídio de condução para os jornalistas”.

Na opinião dos trabalhadores, “As recentes medidas anunciadas pelo Governo, além de acentuarem a degradação das condições de vida resultante do aumento de impostos e congelamento de salários, representam uma ameaça acrescida para os trabalhadores da RTP.SA que estão confrontados com cortes nos salários e noutras rubricas de carácter pecuniário, como o subsídio de refeição, ao mesmo tempo que vêem reduzidas comparticipações sociais como o abono de família, pensões de reforma, medicamentos e outras”.

Neste contexto, os trabalhadores decidem aderir à greve geral e “recomendar à direcção do Sindicato dos Jornalistas que proponha aos restantes sindicatos representados na empresa a realização de um plenário conjunto para concertar uma acção comum relativamente ao dia da greve”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Greve Geral 24 Nov, Sociedade
(...)