Está aqui

"Todos os utentes devem estar com esta greve"

Moisés Ferreira afirmou esta quarta-feira que a greve dos médicos é consequência da falta de investimento na saúde e defendeu "mais orçamento e dotação de verbas" para o setor.
Bloco considera que é preciso investir no Serviço Nacional de Saúde
Bloco considera que é preciso investir no Serviço Nacional de Saúde

Em declarações aos jornalistas após uma visita ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o deputado do Bloco disse que "o Serviço Nacional de Saúde (SNS) precisa de muito mais profissionais do que aqueles que têm sido contratados".

“O Bloco de Esquerda tem defendido e têm-se batido por isso e nesse sentido 2018 tem de ser um ano de total viragem com mais orçamento e dotação de verbas para a saúde”, sublinhou Moisés Ferreira.

Para o bloquista, as condições de trabalho que existem são insuficientes para os médicos e para outros profissionais resutando daí a necessidade de contratar mais pessoal e também formar mais médicos especialistas.

“Não se percebe como é que num país onde faltam tantos médicos especialistas no SNS se continue a chegar ao fim do ano e não se dê oportunidade de todos os médicos terem especialidade e ficarem a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde”, afirmou Moisés Ferreira tendo lembrado que desde há 3 anos esta parte tem havido centenas de recém-licenciados que não conseguem acesso à especialidade o que representa “um desperdício de recursos públicos muito grande”.

Para o bloquista esta lacuna tem de ser superada para deixar de haver carência em especialidades como anestesia, ortopedia, oftalmologia, entre outras.

“Melhorar o SNS”

“Nós sabemos que as greves tem impacto na vida das pessoa com consultas adiadas, cirurgias adiadas não obstante os serviços mínimos existirem e tudo o que é verdadeiramente urgente está assegurado”, disse o parlamentar que prosseguiu tendo realçado que “aquilo que acontece aqui hoje com esta greve de médicos associada a outras greves como a greve de zelo dos enfermeiros, por exemplo, são passos importantes para melhorar o SNS porque quantos mais médicos existirem mais Serviço Nacional de Saúde existe e as pessoas são mais bem tratadas”.

Para o deputado é necessário existirem mais enfermeiros e também melhorar o pagamento das horas extra aos médicos pois desta forma haverá mais profissionais para fazer o horário extraordinário o que permite deixar de recorrer a empresas prestadoras de serviços.

Por isso, referiu Moisés Ferreira, o Bloco de Esquerda "associa-se a este greve e  acredita que todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde devem estar com a greve dos médicos e de todos os outros profissionais de saúde" porque o que está em causa é melhorar a prestação dos serviços.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)