SOS Racismo apresenta queixa contra João Braga

O SOS Racismo vai apresentar uma queixa à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, contra o fadista João Braga que colocou na sua página de Facebook um comentário racista e homofóbico a propósito da cerimónia de entrega dos Óscares.
O fadista João Braga. Foto do site da UAL

Em comunicado, aquela associação afirma que “no atual contexto político e global e com o crescimento de movimentos racistas, as declarações racistas e homofóbicas de João Braga devem ser denunciadas e veementemente repudiadas".

Na sequência do post de Braga que escreveu : “ A distribuição dos Trumps: Agora basta ser preto ou gay para ganhar Oscares”, o SOS Racismo adianta ainda que este invocou a liberdade de expressão tendo respondido àqueles que não calaram a sua indignação da seguinte forma: “A todos os imbecis, curtos de cerebelo, e preconceituosos: ide chamar racista e homofóbico, entre outras aleivosias, à real puta que vos pariu!”

De acordo com o comunicado daquela associação “a agressão não é uma opinião, o insulto não é uma opinião, o racismo não é uma opinião”.

O comentário de João Braga já foi apagado da sua página de Facebook

Em busca da identidade

O filme Moonlight realizado Barry Jenkins ganhou o Óscar para o melhor filme e conta a história de uma criança negra que procura o seu autoconhecimento deste a infância até à idade adulta.

A longa metragem constrói o percurso psicossocial de um menino que deste muito cedo se deparou com dificuldades para se entender e se aceitar na tentativa de compreender as razões pelas quais era excluído e humilhado pelas outras crianças.

Little - o nome da personagem - sentia-se diferente dos seus colegas, que exibiam a sua masculinidade através da agressão e do bullying enquanto ele gostava de dançar.

Cena do filme Moonlight que esteve na origem dos comentários racistas e discriminatórios de João Braga

AnexoTamanho
PDF icon Comunicado do SOS Racismo326.51 KB