Segunda Assembleia do FASE reafirma a ideia de movimento

Decorreu no dia 3 de junho a segunda Assembleia de Subscritores do FASE. A ideia forte desta Assembleia foi a da construção de um movimento que se pretende ampliar sempre, a partir da cidadania e da participação.
Segunda Assembleia de Subscritores do FASE – Fórum Ambiental, Social e Económico decorreu em Lisboa, no ISCTE, no passado sábado, 3 de junho

Decorreu em Lisboa, no ISCTE, no passado sábado, 3 de junho, a segunda Assembleia de Subscritores do FASE – Fórum Ambiental, Social e Económico.

O Fórum Ambiental e Social (FASE) tendo emergido a partir de um conjunto de cidadãos/ãs empenhados/as na transformação social, elaborou um manifesto ”Por um Futuro Solidário”, que foi até ao momento foi subscrito por mais de sessenta entidades coletivas e cerca de 400 cidadãos/ãs.

Sendo o FASE um processo, realizou-se uma primeira assembleia de subscritores, a 26 de março, onde se aprofundou o debate e se constituiu uma comissão coordenadora, tendo em vista o desenvolvimento de futuras iniciativas.

A partir de contributos e experiências dos diversos movimentos sociais, de iniciativas e organizações nos domínios do desenvolvimento local, da economia social e solidária, da gestão dos bens comuns, do comércio justo e outras experiências alternativas, foram-se realizando em diversos pontos do país dez debates, que envolveram 45 organizações, para além de cidadãos/ãs a título individual.

Na sequência das diversas iniciativas a nível local-regional, seguiu-se esta segunda assembleia de subscritores tendo em vista:

• fazer o ponto de situação sobre o movimento e partilhar os contributos dos grupos e sessões descentralizadas; país;
  • aprofundar o debate conjunto de áreas do manifesto do FASE, tendo em vista o seu desenvolvimento e ações futuras;
  • promover o conhecimento mútuo dos/as subscritores/as, na certeza de que esse conhecimento permitirá ampliar o trabalho e ações futuras a desenvolver.

Principais temas em debate

Mesa da segunda Assembleia de Subscritores do FASE – Fórum Ambiental, Social e Económico

No âmbito desta assembleia, para além do reforço das ideias centrais do manifesto, as diversas intervenções focaram-se na análise das desigualdades sociais, dos problemas ambientais e das diversas expressões da crise, designadamente a nível ambiental, social, económico e político. Ressaltou o problema da falta de participação dos cidadãos nas questões que lhe dizem respeito. Foi particularmente focada a ausência de democracia não só participativa mas também o ataque à democracia representativa por via de entidades não eleitas (CE, Eurogrupo, FMI) e tratados supra estatais (Tratado Orçamental, CETA) que atropelam as soberanias nacionais, não respeitam os direitos humanos e bloqueiam os processos democráticos. Salientou-se ainda os défices de representação dos cidadãos perante o sistema financeiro, a força das multinacionais e a economia do crime, sendo a dívida um instrumento de controlo dos povos. A lógica do modo de produção e de consumo no capitalismo assenta numa tecnologia que não é neutra, na medida em que é orientada para o lucro.

De alguns debates regionais, nomeadamente no de Coimbra ressalta a ideia de que o FASE enquanto movimento deverá ampliar e dar voz a espaços de cidadania e organizações que sofrem constrangimentos diversos e receiam retaliações por parte das entidades financiadoras.

Sublinhou-se a necessidade de dar voz às diversas experiências das pessoas e dos desejos de mudança e neste sentido o FASE deve ser animador de convergências e compromissos, tornando-se parceiro de diversas organizações de base.

Foi ainda referido que perante a degradação do espaço público importa combater a gentrificação e a turistificação, afirmando o direito à cidade. Por outro lado importa contrariar o processo de desertificação e abandono do interior.

Da parte da tarde os trabalhos decorreram em grupos organizados a partir dos seguintes temas: Ambiente economia e desenvolvimento sustentável; Trabalho e revolução tecnológica; Movimentos sociais e estado social; Democracia, participação e formas de economia.

Estes debates temáticos foram muito ricos e deles saíram importantes contributos para o aprofundamento das ideias fortes que unem as diversas pessoas individuais e coletivas que se reveem no FASE.

Momento alto foi também a apresentação da síntese dos encontros descentralizados na qual se verificou a riqueza e diversidade de temas, entidades e territórios. Os temas discutidos enquadram-se nas áreas ambientais, sociais e de participação democrática.

A ideia forte desta Assembleia foi a ideia de construção de um movimento que se pretende ampliar, sempre a partir da cidadania e da participação.