Está aqui

Só a Grécia suplanta a queda acentuada do emprego registada em Portugal

Segundo o Eurostat, o número de pessoas com emprego em Portugal caiu 4,2 por cento no primeiro trimestre de 2012, em comparação com o mesmo período do ano passado. Apenas a Grécia registou uma queda mais acentuada, de 8,7 por cento.
Foto de Paulete Matos.

Esta queda é bastante superior à média da zona euro, que foi de 0,5 por cento, e à média do conjunto da União Europeia, de 0,1 por cento. Registe-se que, segundo análise dos dados divulgados pelo Eurostat, se verifica uma forte diminuição do emprego na maioria dos países do sul e uma subida ou estabilização nos países do Centro e Norte.

A Espanha registou uma queda homóloga de 3,7% no primeiro trimestre, Chipre de 2,2%, a Bulgária de 1,6%, a Itália e a Eslovénia 0,8%. Na Alemanha houve uma subida de 1,5%, na Áustria de 1,8%, na Finlândia de 1% e na Suécia de 0,8%. Houve também uma subida generalizada nos países do Leste. Na França e Reino Unido regista-se uma estagnação.

Face ao trimestre anterior, o número de pessoas com emprego em Portugal caiu 1,1 por cento no primeiro trimestre de 2012, face à queda de 0,2 por cento na zona euro.

As maiores subidas registaram-se na Estónia (1,3%), Malta (0,9%), Polónia (0,8%) e Alemanha (0,5%).

Termos relacionados Sociedade
(...)