Está aqui

Ricardo Robles defende cedência de imóveis municipais a universidades

O candidato do Bloco à presidência da Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, defendeu esta terça-feira a cedência de imóveis municipais a instituições de ensino superior da cidade para criar residências universitárias.
Para o candidato do Bloco, “o município pode disponibilizar algum património para, em articulação com as universidades, criar condições para residências universitárias”. Foto de Paulete Matos
Para o candidato do Bloco, “o município pode disponibilizar algum património para, em articulação com as universidades, criar condições para residências universitárias”. Foto de Paulete Matos

Em declarações à Lusa depois de uma visita à residência Egas Moniz, no Saldanha, o candidato bloquista afirmou que“existem poucas residências universitárias em Lisboa – a oferta é de cerca de mil camas, sendo que as necessidades são mais do dobro – e, portanto, é preciso dar resposta a essa urgência”.

Para o candidato do Bloco, “o município tem uma palavra importante a dizer sobre isto, tem muito património e pode, com certeza, disponibilizar algum património para, em articulação com as universidades, criar condições para residências universitárias”.

No que diz respeito ao modelo mais adequado para dar expressão a esta medida, Ricardo Robles considerou que tal pode passar pelo estabelecimento de um protocolo de cooperação entre a autarquia e as universidades.

“Alguns dos imóveis da Câmara precisam de poucas obras e, portanto, o investimento na recuperação desses edifícios não seria muito grande e seria uma solução muito importante para esta comunidade de estudantes que enfrenta muitas dificuldades”, referiu, e nesse sentido lembrou os “custos muito elevados” não só do mercado imobiliário como das propinas.

“Estão a pôr-nos na rua”

Apesar de o património municipal ser “muito vasto”, o candidato bloquista disse que “têm de ser criadas soluções a vários níveis”, dado que também falta habitação social para a classe média na cidade de Lisboa.

“Na questão das residências, a oferta também é diferente, [porque] são criadas soluções que são coletivas, não são apartamentos individualizados, mas com espaços comuns e quartos individuais”, sublinhou.

A residência Egas Moniz tem capacidade para 141 estudantes, distribuídos por 71 quartos, sendo que 36 são reservados para o sexo feminino e 34 para o sexo masculino e está instalada num edifício com nove pisos arrendado há cerca de 40 anos pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa a privados.

Nesta e noutras residências por si geridas, os Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa tiveram de negociar com os senhorios as adaptações ao Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU).

O diretor executivo dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, Carlos Garcia, que marcou presença nesta visita disse no entanto que as conversações são cada vez mais difíceis.

“Estão a pôr-nos na rua”, denunciou aquele responsável tendo explicitado que há casos em que os proprietários aumentam de forma muito significativa o valor das rendas ou não procedem à renovação de contratos para colocarem os imóveis no mercado de alojamento local.

Esta situação levou Ricardo Robles alertar para o facto de “algumas destas camas vão desaparecer num futuro próximo se nada for feito”, tendo ainda adiantado que “o NRAU de Assunção Cristas [candidata centrista à presidência da Câmara de Lisboa e antiga ministra] está a pressioná-los com rendas mais altas e com ordens de saída”.

Termos relacionados Política
Comentários (1)