Está aqui

Resgatados mais de mil migrantes ao largo da Líbia

Médicos sem Fronteiras (MSF) e SOS Mediterrâneo anunciaram que foram resgatados mais de mil migrantes numa operação que decorreu na madrugada deste domingo e que se prolongou ao longo de seis horas.
As operações de salvamento têm aumentado nos últimos meses. Foto do Facebook do SOS Mediterrâneo
As operações de salvamento têm aumentado nos últimos meses. Foto do Facebook do SOS Mediterrâneo

A associação SOS Mediterrâneo informou através da rede social Twitter que a operação que permitiu salvar a vida a 645 “refugiados que foram resgatados de barcos pneumáticos e embarcações de madeira” através do Aquarius- um navio gerido pelas duas organizações -, além de outras embarcações que se encontravam na área onde se procedeu à operação de salvamento.

No entanto, relata a SOS Mediterrâneo, não foi possível salvar a vida de uma jovem mulher que foi encontrada inconsciente no interior de um barco tendo o óbito sido declarado já a bordo do Aquarius.

A MSF informou ainda que a sua nova embarcação de socorro com o nome Prudence e que foi lançada ao mar há poucos dias a partir de Malta, conseguiu resgatar 412 pessoas na sua primeira operação de salvamento.

Apesar das difíceis condições do mar, as saídas de embarcações com migrantes a partir da Líbia aumentaram nos últimos meses.

Por essa razão, mais de seis mil pessoas foram salvas pelos barcos de resgate e salvamento numa semana, o que aumenta para 22 mil o número de migrantes encaminhados para Itália desde o início de 2017.

 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)