Está aqui

Professores contratados e desempregados ocupam Ministério da Educação

Um grupo de professores contratados e desempregados ocupou esta quinta-feira o Ministério da Educação. Os professores protestaram desta forma contra o desemprego docente e a quebra na qualidade do ensino e exigem ser recebidos pela tutela. A deputada bloquista Helena Pinto esteve no local a prestar solidariedade com os professores em luta.
Dezenas de professores em protesto no átrio do Ministério da Educação. Foto Inês Tavares.

Dezenas de professores entraram ao início da tarde desta quinta-feira nas instalações do Ministério da Educação na 5 de Outubro. Eram na sua grande maioria professores contratados e desempregados e exigiram ser recebidos pelo ministro Nuno Crato ou outro responsável político presente no Ministério para exporem as suas reivindicações.

"Estamos aqui para protestar contra o desemprego docente e as suas consequências nas escolas no atual ano letivo", declarou ao esquerda.net um dos participantes neste protesto. Para Miguel Reis, professor de Filosofia desempregado, essas consequências "são bem visíveis hoje na degradação da qualidade da escola pública, nomeadamente no aumento de alunos por turma".

Para além da degradação do ensino público, este professor apontou a realidade atual de "milhares de vidas destruídas" com a forte diminuição do número de professores a trabalhar nas escolas, fruto dos cortes orçamentais aplicados por Nuno Crato.

"Queremos que o ministro nos diga na cara que é esta a política que quer para o país ou se vai tomar medidas para dotar a escola pública dos meios humanos necessários para que o país possa contar com uma educação de qualidade", acrescentou Miguel Reis.

Os professores acabaram por ser recebidos pelo secretário-geral do MEC, ao fim de quatro horas de espera.

“Fizemos um pedido de audiência ao ministro Nuno Crato com quatro pontos: desemprego, elevado número de alunos por turma, processo de oferta de escola e exame da prova de acesso”, adiantou aos jornalistas Miguel Reis, à saída desse encontro.

Helena Pinto leva solidariedade do Bloco com a luta dos professores

A deputada bloquista Helena Pinto esteve também no átrio do Ministério para prestar solidariedade com a luta dos ocupantes e com a "situação dramática que as professoras e os professores vivem hoje em Portugal". "Não podíamos deixar de estar aqui a manifestar a nossa solidariedade", declarou Helena Pinto aos ocupantes do Ministério.

"Esta luta é vossa mas é também nossa, porque é o futuro das nossas crianças que está em causa" com os cortes impostos por Nuno Crato à escola pública, concluiu a deputada bloquista, que recebeu os aplausos dos professores que participam neste protesto.

Termos relacionados Sociedade
(...)