Está aqui

Presidente da Câmara de Loulé apoia referendo regional ao petróleo

Vítor Aleixo defende consulta popular sobre a exploração de gás natural e de petróleo lançada pela ASMAA e vai apresentá-la à Comunidade Intermunicipal do Algarve.
Praia algarvia
Praia algarvia, foto de Federico Lorenzini/Flickr.

A proposta de um referendo regional sobre a exploração de gás natural e de petróleo foi lançada pela ASMAA (Algarve Surf and Marine Activities Association, sigla em inglês) a 27 de outubro e esta semana Vítor Aleixo, o Presidente da Câmara de Loulé, anunciou não só que apoia o referendo, como que vai propor a sua discussão na Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Em declarações à agência Lusa, Vítor Aleixo afirmou que subscreve a ideia de "perguntar diretamente aos cidadãos se concordam ou não com a prospeção e exploração de gás natural e de petróleo e se entendem que isso é uma mais-valia para a região ou se pode ser um prejuízo grave ao trocar o incerto pelo que é certo e seguro que é a excelência turística do Algarve”.

O Presidente da Câmara Municipal de Loulé prestou estas declarações durante a apresentação do Orçamento Participativo nacional e afirmou que vai levar a proposta a discussão com os 16 autarcas algarvios na Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). 

Jorge Botelho, presidente da AMAL, declarou à Lusa que, apesar de o tema ainda não ter sido discutido, pensa que "se há assunto em que os algarvios têm interesse em dar a sua opinião poderia ser a questão da exploração de petróleo e gás natural no Algarve”, que, afirma, não é compatível com o modelo de desenvolvimento para a região.

No vídeo abaixo, feito durante a marcha “Salvar o Clima, Parar o Petróleo” em Lisboa, Laurinda Seabra, da ASMAA, enuncia as próximas ações previstas pela associação, entre as quais este referendo local.

 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)