Está aqui

Precários do Estado mobilizam-se em todo o país

Os Precários Inflexíveis, em conjunto com a plataforma Precários do Estado, estão a organizar sessões por todo o país. O processo de entrega dos requerimentos dura até o dia 30 de junho.
Sessão de esclarecimento dos Precários do Estado no Porto.

As sessões de esclarecimento e mobilização, que decorreram já em Lisboa, Porto e Caldas da Rainha, contaram com a participação de centenas de trabalhadores contratados com vínculos precários. Mais sessões estão previstas para as próximas duas semanas.

A plataforma “Precários do Estado”, que junta várias associações e coletivos de trabalhadores nestas condições, apela à mobilização coletiva para o processo, que atinge agora um momento crucial da entrega de requerimentos às Comissões de Avaliação Bipartidas (CAB), constituídas por membros indicados pelo governo, pelos sindicatos e pelos chefes de serviço. Segundo a Portaria n.º150/2017, publicada a 3 de maio, estas CAB terão por missão identificar, a pedido de cada trabalhador, os postos de trabalho que correspondem a funções permanentes do Estado, ficando comprovada a inadequação dos vínculos precários destes trabalhadores que asseguram há anos funções fundamentais aos serviços.

Adriano Campos, dirigente dos Precários Inflexíveis, frisa a importância destes trabalhadores “trocarem informações e organizarem coletivamente o processo de preenchimento do requerimento” disponível nesta página. Além disso, alerta para a necessidade da entrega “ser realizada em papel, o que possibilita a cada trabalhador anexar a informações e os esclarecimentos necessários ao seu caso”. Faltando ainda mais de um mês para o fim do processo de entrega, “não há motivos para precipitações, mas em caso de dúvida, todos devem entregar o requerimento”, conclui.

O processo de regularização dos Precários do Estado, iniciado formalmente em fevereiro com a publicação da Resolução do Conselho de Ministros, passará depois pela homologação dos resultados pelo governo e pela criação de uma Lei própria da AR, ainda em 2017, que definirá as condições de regularização e entrada nos quadros durante o ano de 2018.

Desde o início do processo, a organização sectorial destes trabalhadores tem aumentado,dando força à exigência de que “ninguém fique para trás. A Associação Portuguesa de Formadores, a plataforma dos Técnicos Especializados Precários e o movimento PEPAC avançaram já com tomadas de posição próprias.

Informação sobre próximas sessões de esclarecimento na página e no Facebook dos Precários do Estado.

Próximas sessões já marcadas:

Sessão de Esclarecimento - Porto Técnicos Especializados Precários, 29 de maio, 21h

Sessão de Esclarecimento dirigida para formadores | Integração dos Precários do Estado 29 de maio, 18h

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)