Está aqui

Porto: Milhares na marcha LGBT

Sétima marcha realizada na cidade juntou neste sábado milhares de pessoas afirmar que os direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros são uma dimensão fundamental dos Direitos Humanos.
“Queremos manifestar-nos de uma forma colorida, porque o apelo é também à diversidade”. Foto de Manuela Villares, via Facebook

A sétima marcha LGBT no Porto reuniu neste sábado milhares de pessoas que desfilaram da Praça da República até à Praça D. João I para afirmar que os direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros são uma dimensão fundamental dos Direitos Humanos. Festejando as conquistas ao nível do casamento homossexual, lutam agora pela adoção por casais do mesmo sexo e contra o preconceito de que ainda são alvo.

“Continua a haver direitos que estão por garantir ou consolidar”, afirma o manifesto que convocou a marcha:

“Continuamos a mobilizar-nos:

- pelo direito a viver uma sexualidade livre;

- pelo reconhecimento dos vários tipos de família;

- pelo acesso à procriação medicamente assistida por todos;

- pela adoção por casais homossexuais;

- pelo reconhecimento da sexualidade na terceira idade.

“Queremos manifestar-nos de uma forma colorida, porque o apelo é também à diversidade”, disse à Lusa Telmo Fernandes, da associação Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero (ILGA) Portugal, que aponta o “isolamento de jovens maltratados pelas próprias famílias” como um exemplo de que “esta luta deve envolver todas as pessoas, porque isto é uma responsabilidade social generalizada.”

“É importante envolver as autarquias da região norte no cumprimento e concretização do quarto Plano Nacional para a Igualdade”, considerou Telmo Fernandes, “especialmente quanto às medidas relacionadas com o combate à discriminação com base na orientação sexual e identidade de género”.

Os manifestantes recordaram mais uma vez o crime de ódio na cidade do Porto contra Gisberta Salce Junior, reconhecido por fim como sendo um produto da transfobia.

Origem das marchas de Orgulho LGBT

A origem das marchas de Orgulho LGBT remonta às manifestações Stonewall, em Junho de 1969, nos EUA, quando, pela primeira vez, a comunidade homossexual, bissexual e transgénero resistiu à violência policial de que era alvo. Surgiram para recordar esse evento e como afirmação de identidade, de celebração da diversidade sexual e comemoração da luta pelos direitos LGBT. Tornaram-se um símbolo indissociável do movimento de luta pelos direitos LGBT em todo mundo e as iniciativas concentram-se em torno desta data.

A 1ª Marcha de Orgulho LGBT no Porto ocorreu a 8/7/2006, teve como tema escolhido "Direitos Humanos", e contou com o lema: "Um presente sem violência, um futuro sem diferença".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)