Está aqui

"Por cada euro a menos de propinas, o Estado garante um euro a mais a cada instituição do Ensino Superior"

“Ao contrário do que a direita propagandeia, nenhuma Universidade ou Politécnico será prejudicada com a redução do valor máximo das propinas, afirmou Luís Monteiro esta quinta-feira em Coimbra.
Luís Monteiro e Catarina Isabel Martins junto à Universidade de Coimbra esta quinta-feira. Foto esquerda.net

O deputado bloquista participou numa ação sobre Propinas no Ensino Superior e destacou a conquista obtida nas negociações orçamentais para 2019, em que o Bloco garantiu a redução do teto máximo das propinas de 1068 euros para 856 euros, uma medida que representa um corte de 20% no seu valor.

"A redução das propinas é uma bandeira do Bloco neste Orçamernto, mas, acima de tudo, representa uma vitória histórica para o movimento estudantil que, de geração em geração, não desistiu de lutar contra esta injustiça", acrescentou o deputado bloquista.

"Para garantir um Ensino Superior Público, Universal e Gratuito, precisamos de acabar com as propinas. O avanço que o Bloco protagoniza com esta descida das propinas representa um objetivo maior: apontar o caminho para o seu fim”, sublinhou Luís Monteiro.

Luís Monteiro respondeu ainda aos ataques da direita a esta medida, garantindo que “por cada euro a menos de propinas, o Estado garante um euro a mais para cada instituição de Ensino Superior”. Por isso, e “ao contrário do que a direita propagandeia, nenhuma Universidade ou Politécnico será prejudicada. Ao invés disso, terão um financiamento mais previsível por parte do Orçamento do Estado”, concluiu.

Termos relacionados Política
(...)