Está aqui

Passos Coelho aprova medida de risco que criticou a Sócrates

O então candidato do PSD Passos Coelho acusou em 2011 o governo de José Sócrates de colocar em perigo as pensões com a compra de dívida pública portuguesa pela Segurança Social. Agora, à frente do executivo prepara-se para fazer o mesmo, aprovando uma decisão do ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar.
Foto de José Sena Goulão/LUSA

O Jornal de Negócios dá conta que em maio de 2011, durante a campanha eleitoral, num almoço de campanha em Mirandela, o atual primeiro-ministro Passos Coelho, criticou ferozmente o governo do Partido Socialista, então liderado por José Sócrates, por colocar em risco os depósitos e as reformas dos portugueses, ao pedir à Segurança Social e aos bancos para comprarem dívida pública nos leilões das novas emissões, ainda antes do pedido de intervenção da troika.

Recorde-se que um dos últimos atos de Vítor Gaspar foi assinar um despacho que permite ao Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social que serve de almofada para o pagamento futuro das pensões, incrementar o investimento em dívida soberana portuguesa para 90% da carteira.

Com esta decisão reduz-se o rácio da dívida pública em função do PIB e as necessidades de financiamento do Estado nos mercados.

A ideia, como se sabe, não é nova em Portugal, uma vez que o governo do PS o tentou fazer em 2011, com a intenção de evitar a intervenção da troika, o que acabou por não acontecer.

 Na altura, Passos Coelho fez dessa opção do executivo tema de campanha, criticando duramente a intenção, agora, à frente do governo, prepara-se para fazer o que criticou há pouco mais de dois anos, com o aval do ministro Pedro Mota Soares que tutela o fundo.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)