Está aqui

ONU pretende realojar 170 mil refugiados no próximo ano

As Nações Unidas pretendem realojar 170 mil refugiados no próximo ano, o que representa mais 30 mil pessoas em relação ao previsto para este ano, segundo um relatório divulgado pela organização esta segunda-feira.
Foto de I.Pavicevick/ UNCHR

Independentemente dos 170 mil refugiados que a organização pretende realojar, este número é ainda pequeno se o compararmos com os 1,9 milhões de refugiados que o relatório da ONU prevê que haverá em todo o mundo em 2017 a precisarem de ser reinstalados.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) referenciou, em 2015, um registo de 134 mil pessoas para reinstalação, acima das 104 mil de 2014, sendo que os números apontados para este ano situam-se nos 143 mil, noticia a Lusa.

Na sequência da crise dos refugiados, no ano passado, a União Europeia (UE) concordou com um "sistema de partilha de responsabilidades" que prevê a 'realocação' de 160 mil refugiados que atravessaram o Mediterrâneo e desembarcaram em Itália ou na Grécia. No entanto, e até ao momento, apenas algumas centenas foram realojados.

60 milhões de deslocados

Por nacionalidade, os sírios lideraram o ano passado a lista de cidadãos a precisar de serem reinstalados, representando 20% do total, seguidos de pessoas oriundas da República Democrática do Congo, do Iraque e da Somália.

O ACNUR estima que atualmente existam em todo o mundo mais de 60 milhões de pessoas que se viram obrigadas a deixar as suas casas ou mesmo os seus países.

Destas, cerca de 40 milhões são deslocados internos, dentro do seu país de origem, enquanto mais de 20 milhões são refugiados que se viram obrigados a abandonar o seu país para procurar refúgio noutros países.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Crise dos refugiados, Internacional
(...)