Está aqui

O dia em que os políticos tentaram mudar o valor do número “pi” por lei

Todos sabem que o valor do número “pi” é aproximadamente 3,14. É uma boa aproximação, ainda que “pi” seja um número que tem infinitos decimais. Em 1897, o Congresso de Indiana decidiu que o valor do número “pi” era exatamente 3,2. Por lei. Artigo publicado em Principia Marsupia.

A história da “Lei de Indiana” começa com um homem chamado Edward J. Goodwin, um médico de Indiana que passava os seus momentos livres a resolver problemas matemáticos. A obsessão de Goodwin era resolver um problema proposto pelos matemáticos da antiguidade: a quadratura do círculo.

O único problema é que já se sabia que transformar um círculo num quadrado era matematicamente impossível. O matemático Ferdinand von Lindemmann tinha-o provado em 1882.

Mas Goodwin seguiu com a sua obsessão. Em 1894, Goodwin convenceu a revista científica American Mathematical Monthly a publicar a sua prova matemática da quadratura do círculo. Uma das conclusões do seu trabalho era que o número “pi” era exatamente 3,2. A prova era evidentemente errónea, mas Goodwin estava tão convencido de sua genialidade que não só a publicou, como também a patenteou. Achava que todos utilizariam o seu método e passaria a ser rico com os direitos de autor.

Goodwin não só queria ser rico, senão também famoso. Por isso, decidiu que não cobraria direitos de autor ao Estado de Indiana se o Congresso passava uma lei que reconhecesse o seu trabalho.

E encontrou um aliado: o Congressista Taylor I. Record apresentou no Congresso de Indiana a Lei Número 246: “O valor do diámetro da circunferencia com respeito ao círculo é, exatamente, 3,2”. A lei reconhecia além disso a genialidade de Goodwin pois “resolveu um problema que os grandes matemáticos da História tentaram e consideraram impossível”.

Os restantes congressistas de Indiana aparentemente também não percebiam muito de matemática, pois a Lei foi aprovada por unanimidade.

Felizmente, alguém se deu conta da barbaridade que acabavam de cometer. O matemático C.A. Waldo, da Universidade de Purdue, estava então em Indianápolis e seguiu com espanto o debate parlamentar. Rapidamente visitou os senadores para fazer-lhes ver que Goodwin não era mais do que um louco convencido. E o Senado não aprovou a Lei que tinha sido aprovada no Congresso.

Desde então, parece que nenhum Parlamento do mundo tentou mudar por lei o valor do número pi.

 

Artigo publicado em http://www.principiamarsupia.com/2017/03/14/el-dia-que-los-politicos-intentaron-cambiar-el-valor-del-numero-pi-por-ley/

Termos relacionados Sociedade
(...)