Nunca existiram tantos trabalhadores com formação superior a ganhar menos de 600 euros

São hoje mais de 82 mil os trabalhadores com licenciatura, mestrado ou doutoramento a receber salários tão diminutos. O número cresceu 50% com a chegada da troika, segundo revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística.
Foto de Paulete Matos.

As estatísticas oficiais apontam para um cenário sem precedentes: nunca tantos trabalhadores com formação superior auferiram tão pouco ao final do mês, menos de 600 euros. Existem, atualmente, 82.400 pessoas nessa situação.

O panorama piorou consideravelmente no período pós troika, registando-se um crescimento de 50%. Por outro lado, quase meio milhão de trabalhadores qualificados passaram a ganhar menos de 1.200 euros mensais.

“Menos dignidade profissional para trabalhadores qualificados”

O vice Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Bruno Noronha Gomes, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Telmo Mourinho Batista, e o Bastonário da Ordem dos Arquitetos, João Santa-Rita, denunciaram, em declarações à Antena 1, situações de manutenção injustificada de contratos a recibos verdes, de utilização dos estágios de forma inadequada e de falta de colocações, a par de uma política de baixos salários.

Esta situação traduz-se em “menos dignidade profissional para trabalhadores qualificados” e leva à fuga destes profissionais para o estrangeiro, alertaram.

Empresas apoiadas pelo Estado pagam 505 euros a licenciados

Segundo avançou recentemente o Diário de Notícias, no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), existem ofertas de emprego para engenheiros, professores e farmacêuticos, inseridas no programa Estímulo Emprego, com valores entre os 505 e os 515 euros mensais.

Termos relacionados Sociedade