Nova manifestação dia 19 contra encerramento da MAC

O plenário de profissionais da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) decidiu convocar um desfile em defesa da maternidade, para o próximo dia 19 de abril, entre a MAC e o ministério da Saúde. Nesta quarta feira em debate na Assembleia da República, o deputado João Semedo voltou a perguntar ao ministro: “Como é que vai melhorar fechando a melhor maternidade do país?”
Abraço à MAC - Foto de Paulete Matos

Antes da iniciativa “Abraço à MAC”, que juntou nesta terça feira centenas de pessoas contra o encerramento da Maternidade Alfredo da Costa, as pessoas que lá trabalham decidiram em plenário convocar um desfile de apoio à MAC e contra o seu encerramento, para o próximo dia 19 de abril. O desfile terá início junto à MAC e dirigir-se-á para o ministério da Saúde (Avenida João Crisóstomo, n.º 9, Lisboa).

Além desta iniciativa, os profissionais da MAC decidiram ainda constituir uma plataforma, envolvendo movimentos de cidadãos e sindicatos, para defender a MAC e combater a intenção governamental de a encerrar.

No debate parlamentar, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, justificou a posição governamental dizendo que “um hospital monovalente não tem razão de existir”. O ministro argumentou ainda que a MAC sofreu uma redução de 6.000 para 3.000 partos anuais e que existem nove maternidades públicas, dizendo que o Hospital de Santa Maria corre o risco de perder a valência e o Hospital de Loures não terá trabalho. Lembre-se que o Hospital de Loures é uma parceria público privada com o grupo Espírito Santo.

O deputado João Semedo desmentiu o ministro, referindo não ser verdade que a MAC tenha reduzido o número de partos para 3.000 e salientando que em 2011 teve mais de 6.000 partos.

João Semedo afirmou também que “não há nada escrito que diga que os hospitais especializados têm de ser integrados”, rebatendo a tese justificativa do ministro, e questionou-o se irá fechar outras maternidades em Lisboa, Porto e Coimbra, o hospital de D. Estefânia ou os institutos de oncologia.

O deputado do Bloco considerou ainda que Paulo Macedo não apresentou um único argumento válido para o encerramento da MAC e voltou a perguntar ao ministro da Saúde: “Como é que vai melhorar fechando a melhor maternidade do país?”

No debate todos os partidos da oposição criticaram o encerramento da MAC.

"Como melhorar os cuidados materno-infantis em Lisboa, fechando a Maternidade Alfredo da Costa?"