Moradores da Tapada ameaçados de expulsão pelo alojamento local

A empresa que adquiriu todas as habitações do bairro na zona histórica do Porto quer começar a despejar moradores para os substituir por turistas. Bloco defende que a Câmara e o governo têm de intervir.
Deputados do Bloco visitaram o Bairro da Tapada, no Porto. Foto Bloco de Esquerda/Porto.

Os deputados bloquistas José Soeiro e Maria Manuel Rola, acompanhados por autarcas do partido, visitaram esta sexta-feira o bairro da Tapada, situado nas Fontainhas. Os moradores deste bairro com vista privilegiada sobre o Douro, que ali vivem há décadas, começaram a ser notificados para despejo por parte da empresa de investimento imobiliário que adquiriu as casas no início do mês passado.

“A zona histórica está transformada num balcão de negócios para turismo”, afirmou José Soeiro à agência Lusa, defendendo que a Câmara tem de intervir para travar estes despejos.

O Bloco também questionou o governo sobre as medidas que pretende desenvolver “para evitar situações de compra massiva de bairros, o despejo dos seus moradores e a sua transformação em alojamento local” e reclama urgência na mobilização de “grupos técnicos locais para o apoio da população residente em processos de expulsão especulativa”.

Os habitantes do bairro já decidiram constituir uma associação de moradores para fazer valer os seus direitos e assim evitar que um bairro histórico do Porto passe a ser um bairro habitado exclusivamente por turistas.

Termos relacionados Sociedade