Moção do Bloco contra a privatização da STCP chumbada pela maioria PS em Gaia

A proposta bloquista, inviabilizada pela Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, previa ainda a participação dos municípios do Grande Porto na gestão do transporte público local.

No documento, intitulado “Em defesa do transporte público, contra a privatização da STCP”, o Bloco de Esquerda lembra que “desde que o governo PSD/CDS-PP tomou posse, as transferências financeiras do Estado para a STCP (indemnizações compensatórias) são cada vez menores” e que “o principal fator negativo a nível financeiro da STCP continua a ser o desastre dos “swaps”.

“Para os passageiros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), os últimos 3 anos têm sido de agravamento das condições de transporte”, referem os bloquistas, dando o exemplo do aumento do tempo de espera nas paragens e a diminuição da frequência das carreiras, a par do encarecimento dos preços dos títulos de transporte.

“Privatizar a STCP é destruir esta operadora pública”, defende a proposta apresentada pelo deputado municipal do Bloco Luís Monteiro, na qual é frisado “que graças ao profissionalismo dos seus trabalhadores, a STCP era até há pouco das melhores empresas públicas rodoviárias em toda a União Europeia”.

Na moção chumbada pela maioria PS em Gaia, os bloquistas propunham a suspensão do processo de privatização da STCP e Metro do Porto e a participação dos municípios do Grande Porto na gestão do transporte público local.