Está aqui

Marisa Matias nomeada observadora chefe da missão eleitoral da UE nas Honduras

É a primeira vez que a Alta Representante da UE para a política externa e segurança nomeia para este cargo uma deputada portuguesa, desde que foi estabelecido o procedimento para as nomeações em 2015.
Foto de Paulete Matos (recortada).

A Missão da União Europeia, a convite das autoridades das Honduras, irá acompanhar os vários processos eleitorais, presidenciais, legislativas, municipais e Parlamento da América Central (PARLACEN), que terão lugar no próximo dia 26 de novembro.

De acordo com a Alta Representante da UE para a política externa e segurança, Federica Mogherini, “as próximas eleições nas Honduras serão um momento fundamental para aprofundar a consolidação da democracia”.

“Estou confiante que a Missão de Observação Eleitoral da UE, sob a liderança da Observadora Chefe Matias dará um contributo importante para este processo", acrescentou Federica Mogherini.

Por seu lado, Marisa Matias reconhece a dificuldade e a responsabilidade da missão, mas refere a importância de as instituições europeias estarem disponíveis para contribuir para que o exercício democrático em países que atravessam dificuldades possa ser apoiado: “As Honduras vivem um momento político particularmente tenso, a missão de observação poderá ajudar a que estás eleições decorram com transparência e credibilidade. Assumo essa responsabilidade tendo clara percepção das dificuldades que terei pela frente”.

É a primeira vez que a Alta Representante nomeia para este cargo uma deputada portuguesa, desde que foi estabelecido o procedimento para as nomeações em 2015.

A equipa central (Core Team) já está no terreno desde o dia 11 de outubro e aí ficará até à conclusão do processo eleitoral. A partir do dia 22 de outubro estarão também nas Honduras os 22 Observadores a “longo prazo”, e a 21 de novembro chegarão 40 Observadores a “curto prazo”. A primeira visita de Marisa Matias às Honduras decorrerá entre 22 e 26 de outubro.

A missão poderá ser acompanhada nas redes sociais através das suas contas oficiais:
Twitter: @moeuehn17
Facebook: https://www.facebook.com/moeuehn17
e das contas oficiais da Deputada Marisa Matias:
Instagram: marisa_matias
Twitter: @mmatias_
Facebook: https://www.facebook.com/MATIAS.Marisa

Termos relacionados Política

Adicionar novo comentário