Está aqui

“Machismo não é justiça”: Protestos no Porto e Lisboa esta sexta-feira

Coletivos feministas convocam para esta sexta-feira uma concentração em frente à antiga Cadeia da Relação, no Porto, e na Praça da Figueira, em Lisboa, para repudiar os “julgamentos morais e machistas” que persistem na justiça portuguesa.
Fotografia de Julianji Matti da concentração "Mexeu com uma, Mexeu com Todas" a 25 Maio 2017 no Porto.

“Se na antiga Cadeia da Relação se penitenciavam homens e mulheres por causa dos moralismos da época, ali ao lado, no Tribunal da Relação do Porto, 157 anos depois, lavram-se acórdãos sobre a moralidade das mulheres adúlteras”, diz a convocatória do protesto marcado para esta sexta-feira, às 18h na Praça Amor de Perdição (Cordoaria, em frente à antiga Cadeia da Relação Porto).

O protesto surge na sequência da divulgação de um acórdão do Tribunal da Relação do Porto que considera o adultério da mulher “um gravíssimo atentado à honra e dignidade do homem”, por entre citações da Bíblia e de sociedades que promovem a lapidação de mulheres adúlteras.

“Estamos em 2017, a violência doméstica é crime público em Portugal e estes discursos institucionais legitimam ainda mais todas as formas de violência contras as mulheres”, afirma a convocatória da concentração que pretende ser “um ato de repúdio aos julgamentos morais e machistas que alguns representantes da Justiça em Portugal continuam a perpetuar”.

Em seguida, foi convocada uma concentração no mesmo sentido em Lisboa, pela UMAR e pelo coletivo "Por Todas Nós - Movimento Feminista", que terá lugar na Praça da Figueira a partir das 18h desta sexta-feira, 27 de outubro.

 

 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)