Lisboa sobe onze posições na lista das cidades mais caras do mundo

O facto de Lisboa se ter tornado mais cara para os expatriados prende-se essencialmente com o aumento dos valores das rendas, “que com o aumento da procura, associado ao turismo, acabaram também por aumentar a nível nacional”.
Foto de Alexander De Leon Battista - Flickr.

Ainda que fosse expectável que a desvalorização do euro face ao dólar reduzisse o custo de vida relativo, a verdade é que, segundo o 22º estudo global sobre o Custo de Vida de 2016 da Mercer, Lisboa passou da 145ª posição em 2015 para a 134ª este ano no que respeita ao ranking das cidades mais caras do mundo.

“A explicação (para a subida) prende-se essencialmente com o aumento do custo de alguns itens que pesam na ponderação como os valores das rendas, que com o aumento da procura, associado ao turismo, acabaram também por aumentar a nível nacional”, refere a consultora Mercer.

Lisboa continua a ser a única cidade portuguesa a integrar o estudo da Mercer, que, em 2016, inclui 209 cidades dos cinco continentes e mede o custo comparativo de mais de 200 itens em cada local, incluindo habitação, transportes, comida, roupa, bens de uso doméstico e entretenimento.

Cidade mais cara é Hong Kong. Luanda ocupa segundo lugar

A lista das cidades mais caras do mundo é agora encabeçada por Hong Kong. Luanda passou para um segundo lugar. Já Zurique e Singapura continuam a ocupar o terceiro e quarto lugar. Tóquio, que registou uma subida de seis lugares face ao ranking de 2015, ocupa o quinto lugar.

Zurique e Genebra, ambas na Suíça, são as únicas cidades europeias a integrar a lista das dez cidades mais caras.

Oslo, Moscovo, Londres e Birmingham, desceram significativamente no ranking face ao ano passado. Já as cidades alemãs de Munique, Frankfurt e Dusseldorf subiram. O mesmo aconteceu com Kiev e Tirana.

No Médio Oriente, a cidade mais cara é Tel Aviv, seguida do Dubai, Abu Dhabi e Beirute.

Não existe nenhuma cidade norte-americana nos primeiros dez lugares da lista das cidades mais caras do mundo (Nova Iorque integra o 11º lugar), contudo, mediante a valorização do dólar, a maioria das cidades norte-americanas subiu no ranking. Já na América Central e na América do Sul a maioria das cidades desceram.

Primeiros 10 lugares

1. Hong Kong, Hong Kong