O movimento "Cidadãos por Lisboa" e o presidente da CML assinaram um acordo de cooperação que mantém a autonomia política das duas vereadoras independentes, que continuam sem pelouro atribuído, mas responsáveis por projectos concretos: Helena Roseta coordenará o Programa Local de Habitação e Manuela Júdice o projecto "Lisboa, encruzilhada de mundos".
No acordo divulgado esta terça-feira, as vereadoras da lista "Cidadãos por Lisboa" comprometem-se a desempenhar as novas tarefas em articulação com António Costa, no caso do projecto da área de relações internacionais, e com os vereadores do Urbanismo, Habitação e Património, no caso do Programa de Helena Roseta. Uma acção que farão "sem prejuízo da inteira autonomia política das partes no que respeita à apreciação das respectivas propostas e ao correspondente sentido do voto", segundo diz o primeiro ponto do texto assinado.
Ambas as vereadoras se comprometeram também a colaborar na elaboração do Plano e Orçamento para 2009, "no quadro do processo de orçamento participativo em curso", com base na "sustentabilidade financeira do município" e na "implementação progressiva de métodos de gestão por objectivos".
José Sá Fernandes saudou a realização deste acordo. O comunicado emitido pelo gabinete do vereador independente eleito pelo Bloco diz que o acordo hoje divulgado "contempla uma das prioridades inscritas no programa eleitoral com que foi eleito para a CML – a definição de uma verdadeira política municipal de Habitação".