Está aqui

Krugman: Portugal entrou numa espiral de morte económica

Economista norte-americano adverte para os perigos da mobilidade do trabalho e dá o exemplo de Portugal, que se arrisca a tornar-se “uma nação de pessoas idosas sem recursos para cuidar delas”.
Krugman: Portugal a caminho de ser uma nação de idosos sem recursos para cuidar deles
Krugman: Portugal a caminho de ser uma nação de idosos sem recursos para cuidar deles

Numa das suas mais recentes notas no blog que mantém no New York Times, o economista Paul Krugman cita Portugal como o exemplo de um país em que a mobilidade do trabalho, apresentada como “uma coisa boa e um pré-requisito para uma união monetária”, pode ser problemática e ajudar a prejudicar as economias.

“Já disse isto antes, mas vale a pena enfatizar mais uma vez à luz deste relatório do FT sobre a 'tempestade perfeita demográfica' de Portugal”, diz Krugman. “A crise da dívida de Portugal assemelha-se alarmantemente ao gatilho que desencadeia uma espiral de morte económica: uma economia deprimida provoca uma emigração em larga escala de portugueses em idade de trabalho (acompanhada de uma fertilidade baixa), reduzindo a base fiscal, tornando ainda mais difícil a saída da crise. Não é fácil de saber o que isto vai dar, antes de nos vermos a braços com os restos de uma nação de idosos sem recursos para cuidar deles”.

Teoria da Área Monetária Ótima

O exemplo de Portugal aparece num artigo dedicado à discussão económica sobre a teoria da Área Monetária Ótima.

A mobilidade laboral deteriora qualquer união monetária, não a melhora.

Krugman discute com Robert Mundel, também ele vencedor de um Nobel da Economia, que afirma ser a mobilidade laboral a questão chave : se os trabalhadores se movimentarem de forma livre e ágil de regiões em fase de contração para regiões em expansão, os choques assimétricos entre as regiões tornam-se um problema muito menor. O debate é ampliado a McKinnon e a Kenen. Este último defende que a integração orçamental, ou a falta dela, foi crucial e desempenhou um forte papel no equilíbrio entre regiões em fase de contração, com o pagamento de impostos mais baixos e recebendo benefícios de regiões com melhores condições económicas.

A conclusão de Krugman é que a teoria de Kenen ultrapassa a de Mundell e que, na ausência de uma integração orçamental, a mobilidade laboral deteriora qualquer união monetária, não a melhora.

E conclui Krugman: "o Ato Único Europeu, que era suposto, entre outras coisas, preparar para uma moeda comum" poderá ter interferido na integração orçamental das economias, "criando todo um novo tipo de catástrofe".  

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (3)