Jornalistas alemães insurgem-se contra campanha anti-Grécia

Para pressionar os deputados alemães, que votam esta sexta-feira o acordo do Eurogrupo, o tablóide Bild convidou os leitores a tirarem uma foto ao lado da notícia que diz “Não a mais milhões para os gregos gananciosos!”. A Associação de Jornalistas diz que a campanha foi longe demais.
A página do Bild que serve de modelo para as selfies anti-Grécia.

Esta sexta-feira o acordo no Eurogrupo vai a votos no parlamento alemão. E o tablóide Bild, que tinha feito a manchete “Obrigado Schäuble!” quando o ministro das Finanças parecia estar a inviabilizar o pedido grego, veio agora mobilizar os leitores para pressionarem os políticos a votarem contra a extensão do empréstimo à Grécia.

Com uma manchete intitulada “Não a mais milhões para os gregos gananciosos!”, o tablóide apelou aos leitores para se fazerem fotografar ao lado do jornal com essa mensagem, divulgando depois as fotos para pressionar o sentido de voto dos deputados alemães.

Para a Associação de Jornalistas Alemães, o Bild está a fazer uma campanha política que o afasta da missão do jornalismo. “Podemos ou não gostar da política do governo alemão para a Grécia”, afirmou o presidente Michael Konken, “mas uma campanha dirigida a influenciar decisões políticas não faz parte da missão do jornalismo”.

Para o líder da Associação de Jornalistas Alemães, “O facto de um tablóide adotar um estilo e linguagem diferentes é normao, mas esta iniciativa das selfies vai para além dos limites de uma campanha política”. A Associação acusa ainda o Bild de estar a vilipendiar uma nação inteira por causa dos desmandos dos seus antigos governantes, o que diz ser “eticamente questionável” quando parte de um órgão de imprensa.

Termos relacionados Internacional