Está aqui

João Semedo pelo olhar de Alfredo Cunha

Autor da histórica fotografia de Salgueiro Maia fotografou João Semedo para a campanha autárquica no Porto.
Outdoor do Bloco no Porto, com João Semedo fotografado por Alfredo Cunha.
Outdoor do Bloco no Porto, com João Semedo fotografado por Alfredo Cunha.

Alfredo Cunha viu-se recentemente no centro de uma polémica quando num cartaz da Juventude Popular, a organização juvenil do CDS-PP, utilizou, sem a sua autorização, a sua icónica fotografia de Salgueiro Maia tirada no dia 25 de abril de 1974. “Não autorizo isto”, escreveu na altura na sua conta de facebook, “não admito que tenham invertido a fotografia e quero aqui chamar de abusadores e ladrões, a quem publicou esta fotografia sem meu conhecimento”.

Poucas semanas depois, Alfredo Cunha aceitou ser o fotógrafo dos cartazes da campanha autárquica de João Semedo à Câmara Municipal do Porto. Em declarações ao Expresso, o dirigente bloquista afirmou-se "entusiasmado com a colaboração de Alfredo Cunha. Além de ser um homem de causas e uma pessoa exemplar, é um grande fotógrafo, como revelam de forma exuberante as suas fotografias, exposições e livros”. Com o slogan “Porto: agora as pessoas", cerca de 50 outdoors e mupies irão ilustrar as ruas do Porto a partir da próxima semana. 

João Semedo terá a apresentação formal da sua candidatura a 4 de junho, na Alfândega. Um dos principais temas da campanha será o direito à habitação na cidade, pois a aplicação da lei das rendas provocou um aumento exorbitante das mesmas, expulsando os residentes para fora da cidade. Entre 2013 e 2016, já com o executivo de Rui Moreira a liderar a autarquia, o Porto perdeu cinco mil habitantes, metade dos quais viviam no centro histórico. “A maioria dos edifícios reabilitados são convertidos em alojamento local e alugueres temporários tipo Airbnb”, critica João Semedo ao Expresso. A campanha será ainda focada na denúncia de outros "problemas da cidade e da defesa da transparência da gestão autárquica”. 

Vê aqui a conversa entre Mário Moutinho e João Semedo gravada em direto no facebook do esquerda.net, em que o candidato bloquista apresenta algumas das suas propostas para a cidade do Porto.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política

Adicionar novo comentário