Está aqui

Já foram consumidos todos os recursos naturais disponíveis para 2014

No dia 19 de agosto, terça-feira, o mundo entrou em dívida ecológica. Em 8 meses foram consumidos todos os recursos que a natureza consegue produzir num ano.
Seriam necessários 1,5 planetas para produzir os recursos ecológicos necessários para aguentar a atual pegada ecológica mundial.

Desde terça-feira, 19 de agosto, o planeta Terra passou a linha vermelha, alteram os dados avançados pela Global Footprint Network (GFN).

 A organização dedica-se ao estudo e à medição da pegada ecológica deixada por ação dos seres humanos, tendo concluído que em menos de 8 meses esgotaram-se todos os recursos que a natureza é capaz de produzir de forma sustentável num período de um ano.

Segundo a GFN, 19 de agosto foi o dia da Sobrecarga da Terra (Overshoot Day, em inglês), significando que no tempo restante até ao fim do presente ano civil se vai aumentar o défice ecológico: redução de reservas naturais e aumento das emissões de CO2 para a atmosfera.

A cada ano que passa os recursos naturais duram cada vez menos. A título de exemplo, no ano 2000, o dia da Sobrecarga da Terra foi a 1 de outubro.

Atualmente, 85 por cento da população mundial vive em países que exigem mais do que os ecossistemas conseguem renovar.

Conforme os cálculos da GFN, seriam necessários 1,5 planetas para produzir os recursos ecológicos necessários para aguentar a atual pegada ecológica mundial 

A pegada ecológica faz a conta entre a exigência humana por recursos naturais e a capacidade regenerativa do planeta. Corresponde ao tamanho das áreas produtivas da terra e de mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços que são utilizados no dia-a-dia - e se esse consumo está dentro da capacidade ecológica do planeta, explica a Exame Brasil.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)