Está aqui

Itália: 5 Estrelas perde terreno nas eleições municipais

Cerca de mil localidades italianas foram a votos este domingo. O resultado ditou a derrota do partido de Beppe Grillo, afastado da segunda volta em todas as principais cidades em disputa.
Foto publicada na conta Twitter de Beppe Grillo.

O crescimento eleitoral do Movimento 5 Estrelas foi travado este domingo nas eleições autárquicas parciais realizadas em Itália. O partido ficou afastado da segunda volta nas principais cidades que foram a votos, incluindo Génova, a terra natal do seu fundador, Beppe Grillo. O sistema de duas voltas, mas também os escândalos da gestão municipal nas cidades onde a gestão é liderada pelo movimento, como é o caso de Roma, terão contribuído para o resultado abaixo das expetativas.

Boa parte das segundas voltas das municipais italianas, que terão lugar a 25 de junho, serão disputadas entre candidatos das coligações lideradas pelos maiores partidos da direita e da esquerda.

Apesar do mau resultado nestas eleições, o Movimento 5 Estrelas continua cotado nas sondagens como o grande adversário do Partido Democrático, ambos em redor dos 30% das intenções de voto.

A hipótese da realização de eleições legislativas antecipadas para o outono perdeu força na semana passada, ao falhar o acordo entre os principais partidos sobre a reforma do sistema eleitoral no parlamento.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)