Está aqui

Irlanda do Norte: Escândalo provoca eleições antecipadas

O vice primeiro-ministro Martin McGuinness, do Sinn Féin, anunciou a sua demissão em protesto contra a recusa da primeira-ministra em suspender o cargo enquanto decorre a investigação a um esquema de subsídios que lesou os cofres públicos em centenas de milhões de euros.
Martin McGuiness
Foto Sinn Féin

A origem da demissão do nº 2 do governo liderado pelos unionistas é o escândalo conhecido como “dinheiro por cinzas” a partir do programa Renewable Heat Initiative, destinado a subsidiar o uso de sistemas de aquecimento a partir de energias renováveis ou biomassa.

Segundo a imprensa, os abusos ao programa terão lesado os cofres públicos em mais de 460 milhões de euros (400 milhões de libras). O inflacionamento deste incentivo destinado a agricultores e empresas tem escandalizado a Irlanda do Norte, mas a primeira-ministra Arlene Foster, que foi responsável pela implementação deste programa quando era ministra da Energia, recusou suspender as suas funções enquanto decorre a comissão de inquérito.

A decisão de Martin McGuiness de abandonar o governo obriga à convocação de eleições antecipadas. De acordo com as regras do sistema político da Irlanda do Norte, os dois maiores partidos devem estar representados no governo.

“O Sinn Féin não irá tolerar a arrogância de Arlene Foster e do Partido Democrático do Ulster (DUP)”, escreveu o nº 2 do governo que liderou as negociações do processo de paz na Irlanda do Norte pelo lado nacionalista.

No fim de semana, o líder do Sinn Féin já tinha avisado que a paciência do partido se estava a esgotar. Lembrando a paciência com que McGuinness representou o partido ao longo de dez anos como vice-primeiro ministro de vários governos, por entre outras crises e escândalos, Gerry Adams recordou que “Arlene Foster não é uma primeira-ministra, mas uma parceira em co-igualdade no gabinete do Primeiro e Vice-Primeiro Ministro. Ela pode continuar no cargo enquanto o Sinn Féin o permitir”.

 

Termos relacionados Internacional
(...)