Irlanda: “Rejeitar as falsas ameaças do governo”

No próximo dia 31 de maio, os irlandeses pronunciar-se-ão, em referendo, sobre o Pacto Orçamental Europeu. Paul Murphy, deputado europeu e membro do Grupo da Esquerda Unitária, explica por que razão os irlandeses devem votar contra este “tratado de austeridade”.
O eurodeputado Paul Murphy em campanha pelo referendo. Foto Socialist Party/Flickr

No site do Partido Socialista para a campanha contra o "tratado da austeridade", Paul Murphy, deputado europeu eleito pelo Partido Socialista/Aliança da Esquerda Unitária (United Left Alliance) e membro do Grupo da Esquerda Unitária (GUE/NGL), explica porque razão os irlandeses devem recusar o Pacto Orçamental Europeu e exigir uma alternativa:

“O principal argumento do governo a favor do sim tem sido a ameaça de que, se não votarmos Sim, a Irlanda não será capaz de obter um 'segundo resgate', devido à cláusula de “chantagem” no Mecanismo Europeu de Estabilidade (MES), que diz que só os países que assinarem o tratado de austeridade poderão acionar o financiamento do MES.

Tal como aconteceu no segundo referendo ao Tratado e Lisboa, eles estão a tentar incutir-vos medo para que votem sim. No entanto, o que eles não vos dizem é que o governo concordou na inserção desta clausula e ainda que tem poder de vetar o MES e exigir a retirada da cláusula de “chantagem”. Eles também não falam sobre as outras fontes de financiamento que estariam disponíveis tais como a Linha de Estabilidade Financeira Europeia.

Em qualquer caso, um 'segundo resgate' por parte de qualquer uma destas instituições seria acompanhado de ainda mais condições e de mais austeridade, destruindo vidas e a economia.

São as políticas do governo que nos estão a empurrar para um 'segundo resgate'. Para evitá-lo, em vez de institucionalizarmos a austeridade, temos que mudar de caminho agora.

Rejeita a chantagem, vota não no dia 31 de maio”.

Comentários

Submeter um novo comentário

A privacidade deste campo é garantida e o seu conteúdo não será exibido.

  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <p> <br> <b> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <img> <hr> <i> <border> <embed> <a href> <sup> <img style> <table> <tbody> <tr> <td><div><!--break-->
  • You may embed videos from the following providers . Just add the video URL to your textarea in the place where you would like the video to appear, i.e. http://www.youtube.com/watch?v=pw0jmvdh.
  • Lines and paragraphs break automatically.
  • Insert Flickr images: [flickr-photo:id=230452326,size=s] or [flickr-photoset:id=72157594262419167,size=m].
  • You may use <swf file="song.mp3"> to display Flash files inline
  • Add tooltips to text. Usage [tip:Text to highlight=The tooltip's content]

More information about formatting options

CAPTCHA
Esta questão é necessária para evitar a acção dos robots usados pelos spammers
Image CAPTCHA
Tenha em atenção as letras maiúsculas e minúsculas