Está aqui

Investidores angolanos da Newshold têm acordo de compra do atum Bom Petisco

Investidores angolanos ligados à Newshold (que quer comprar a RTP) têm acordo para compra de 80% das empresas Cofaco e Coresa, responsáveis pela fabricação e comercialização das conservas Bom Petisco e Pitéu. Nas duas empresas já aparece como vogal do conselho de administração Emanuel Jorge Alves Madaleno, um dos donos da Newshold.
Álvaro Madaleno Sobrinho. Foto de Pedro Inácio/Lusa

Uma fonte oficial ligada à Newshold confirmou à agência Lusa que “de facto, está a decorrer um processo nesse sentido”, da compra de 80% das duas empresas.

A Cofaco era uma empresa “exclusivamente açoriana”, segundo a sua página na Internet, tem duas fábricas nos Açores (uma na ilha do Pico e outra na ilha de S. Miguel) e é responsável pela fabricação das conservas Bom Petisco e Pitéu. A Coresa é a empresa responsável pela comercialização dessas conservas.

A Newshold que detém o jornal “Sol”, 15% da Cofina (proprietária dos jornais “Correio da Manhã”, “Jornal de Negócios” e “Record”, entre outros meios), é candidata à compra da RTP e em outubro passado, foi noticiado que pretende também comprar o “Diário de Notícias”, o “Jornal de Notícias” e a rádio “TSF”. A Newshold é detida pela empresa offshore Pinewiew Overseas, registada na cidade do Panamá.

A última edição do jornal “Sol” de 2012 revelou que o gestor angolano e presidente não executivo do BES Angola, Álvaro Madaleno Sobrinho é o dono do grupo em conjunto e em partes iguais com outros quatro familiares seus: Carlos de Oliveira Madaleno, Generosa Alves dos Santos e Silva Madaleno, Sílvio Alves Madaleno e Emanuel Jorge Alves Madaleno.

A Lusa noticia ainda que, em novembro passado, o jornal “Correio dos Açores” divulgou que investidores angolanos estavam a negociar a aquisição de 80% do capital que o grupo Machado detinha na Cofaco, continuando Luís Tavares, atual presidente da Cofaco e vogal da administração da Coresa, a deter 20% do capital social do grupo conserveiro nos Açores.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)