Está aqui

Iémen: Bombardeamento da coligação saudita mata 10 crianças

Um bombardeamento da coligação liderada pela Arábia Saudita a uma escola terá provocado, pelo menos, a morte de dez crianças, enquanto 28 ficaram feridas.
Conflito no Iémen deixa rasto de destruição; na foto, casa que veio abaixo após bombardeamento
Conflito no Iémen deixa rasto de destruição; na foto, casa que veio abaixo após bombardeamento

"Recebemos dez crianças mortas e 28 feridas, todas com menos de 15 anos, vítimas de ataques aéreos numa escola corânica em Haydan", divulgou Malak Shaher, porta-voz dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), acrescentando que o ataque aconteceu no sábado. Haydan faz parte da província de Saada, no norte de Iémen, e é um reduto da oposição houthi.

Os MSF não sabem a origem do bombardeamento, mas Saada foi alvo, nos últimos dias, de ataques da coligação árabe, liderada pela Arábia Saudita.

A coligação chefiada pelos sauditas negou que os seus aviões tenham bombardeado uma escola, mas disse que foi atingido um centro onde os rebeldes "huthis" treinavam crianças para a guerra.

"Eles utilizam crianças como recrutas", declarou o general saudita Ahmed Al-Assiri, porta-voz da coligação, à agência AFP. Esta declaração do general saudita, embora negue confirma que o bombardeamento que provocou a morte das crianças foi feito pela coligação chefiada pelos sauditas.

Com a escalada da violência em todo o país na última semana, o número de crianças mortas e feridas por ataques aéreos, combates nas ruas e minas terrestres aumentou consideravelmente, informou a Unicef numa nota oficial.

A agência da ONU pediu para que todas as partes no conflito iemenita respeitassem e cumprissem com as suas obrigações à luz do direito internacional, que exige limitar os ataques a alvos militares e combatentes para evitar prejuízo aos civis.

Tweet de Malak Shaher, porta-voz dos Médicos Sem Fronteiras (MSF):

 

Termos relacionados Internacional
(...)