Está aqui

Idosos perdem mobilidade e ficam mais isolados

Redução do desconto leva 40 mil idosos da Grande Lisboa a deixar de comprar o passe da Terceira Idade. Associações denunciam que o governo está a contribuir para o isolamento das pessoas idosas e o isolamento é a pior coisa que lhes pode acontecer”.
Aumento do passe 3ª idade atinge sobretudo “pessoas já com mobilidade muito mais reduzida”, criando “condições para que fiquem cada vez mais isolados”. Foto de Paulete Matos

Mais de 40 mil idosos da Grande Lisboa deixaram de comprar o passe terceira idade no primeiro semestre deste ano, segundo dados enviados à Agência Lusa pela Carris.

Nesse período, houve uma redução de mais de 17 por cento na compra do passe Navegante Urbano 3ª idade (Carris, Metro e CP na zona urbana). No primeiro semestre deste ano, acordo com a empresa, no primeiro semestre do ano passado, 200.876 pessoas compraram esse passe, contra 242.717 no mesmo período do ano passado.

Além dos vários aumentos de preços dos tarifários, em fevereiro o governo reduziu o desconto que os idosos beneficiavam na compra do passe social, que passou dos 50 para os 25 por cento.

“O governo está a contribuir para o isolamento das pessoas idosas e o isolamento é a pior coisa que pode acontecer a um idoso”, disse à Lusa Manuel Jerónimo, presidente da Associação Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Reformados.

“O passe custava 13 euros e agora custa 26.25 euros. As pessoas deixaram de conseguir pagar o passe”, afirmou.

Para o presidente do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP), Carlos Braga, o aumento do passe 3ª idade atinge sobretudo “pessoas já com mobilidade muito mais reduzida”, criando “condições para que fiquem cada vez mais isolados”.

Redução é geral

Além dos idosos, também os restantes utentes estão a reduzir a utilização dos transportes públicos, tendo a Carris perdido mais de 26 milhões de passageiros no primeiro semestre deste ano, comparativamente com o mesmo período de 2011.

O Metropolitano de Lisboa também registou uma redução de 11.500 milhões de passageiros, e na Transtejo a queda foi de 1.630.799 passageiros no mesmo período.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)