Está aqui

Hong Kong: Anjos da guarda de Edward Snowden ameaçados de prisão e deportação

As três famílias de refugiados políticos que protegeram Edward Snowden, em 2013, tiveram os seus pedidos de asilo político rejeitados pelo governo de Hong Kong, segundo informou o advogado Robert Tibbo, na segunda-feira. Por Tomi Mori.
As três famílias de refugiados políticos que protegeram Edward Snowden, em 2013, tiveram os seus pedidos de asilo político rejeitados pelo governo de Hong Kong.

Com a rejeição do asilo político, a situação dessas famílias, que já era dramática, será transformada num inferno real.

Supun Kellapatha, do Sri Lanka, cuja família alojou Snowden no seu minúsculo apartamento, disse: “Deportação significa que eles (não deixarão) que partamos desacompanhados. Vão entregar-nos ao departamento de imigração no Sri Lanka. Não sabemos o que irá acontecer depois. Pode ser que acabemos por desaparecer…”.

O advogado que representa essas famílias afirmou que a situação dos seus clientes é muito vulnerável e que o processo foi injusto. Com o resultado, podem ser presos e deportados.

Em comunicado exclusivo à CNN, Edward Snowden afirmou: “Eles podem ser presos a qualquer momento, as crianças serão separadas dos seus pais. E as famílias poderão ser enviadas para locais onde poderão sofrer tortura ou algo pior. A questão é sobre a proteção da vida de pessoas. Não tenha medo de ligar (para as autoridades do Canadá, onde as famílias querem refugiar-se), porque se esperarmos ou hesitarmos, vamos todos pensar se não poderíamos ter feito mais (para ajudar essas famílias).

Em declaração à imprensa, um dos anjos da guarda, a ativista socialista filipina Vanessa Mae Rodel, afirmou: “Eu e minha filhinha vamos ser separadas, e não sei quando vamos voltar a ver-nos”. Vanessa, que apesar da sua situação extremamente difícil, de vulnerabilidade, de falta de dinheiro para sobreviver numa das cidades mais caras do planeta, finalizou: “Se Snowden dissesse novamente que necessita da minha ajuda, eu diria sim mais uma vez”.

 


Artigo publicado em https://geosocialismo.com/2017/05/17/hong-kong-anjos-da-guarda-de-edward-snowden-amecados-de-prisao-e-deportacao-por-tomi-mori/

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional

Adicionar novo comentário