Está aqui

Holandês devolve medalha a Israel

Henk Zanoli fora declarado "Justo entre as Nações" por ter salvo em 1943 uma criança judia cujos pais morreram num campo de concentração. Setenta e um anos depois, seis familiares do veterano holandês, com 91 anos, morreram nos bombardeios de Gaza. “Conservar esse título seria um insulto”, justificou.
Lista das crianças mortas nos bombardeamentos de Gaza deste ano.
Lista das crianças mortas nos bombardeamentos de Gaza deste ano.

O holandês Henk Zanoli devolveu um título honorífico que recebera de Israel por ter escondido durante um ano uma criança judia cujos pais haviam sido mandados para um campo de concentração. O gesto foi um protesto contra os bombardeamentos de Gaza, que causaram a morte de seis familiares seus no dia 20 de julho deste ano. As vítimas eram todas familiares do economista Isma'il Ziadah, casado com a diplomata holandesa Angelique Eijpe, sobrinha neta de Zanoli.

Insulto à memória”

Numa carta enviada ao embaixador de Israel na Holanda, Haim Davon, o veterano holandês justificou o gesto explicando que "conservar este título suporia para mim um insulto à memória da minha valente mãe que arriscou a sua vida e a dos seus filhos a lutar contra a opressão e pela preservação da vida humana".

A mãe de Henk Zanoli recebera o mesmo título postumamente. A decisão de esconder a criança era particularmente arriscada, porque a família Zanoli tinha-se oposto publicamente à ocupação nazi e o pai de Henk fora preso e levado para o campo de extermínio de Dachau. Mais tarde, morreria no de Mathausen.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)