Grécia: Greve Geral no 1º de Maio

Os trabalhadores gregos estão neste 1º de Maio em greve contra os novos cortes impostos pelo governo e pela troika. É a segunda greve geral deste ano, convocada pelos principais sindicatos, que aproveitam a transferência do Dia dos Trabalhadores para a próxima semana, por coincidir com a Páscoa ortodoxa.
Manifestação em Atenas neste 1º de Maio, dia de Greve Geral na Grécia

Há 3 dias a maioria governamental aprovou no parlamento grego um novo pacote de austeridade, que impõe, entre outras medidas, o despedimento de mais 14.000 trabalhadores até ao fim de 2014 e a redução do salário mínimo de 580 euros mensais para 490 euros e para 427 euros para os menores de 25 anos.

Este ano na Grécia, o Dia dos Trabalhadores foi transferido para a próxima semana por coincidir com a Páscoa ortodoxa. Os sindicatos convocaram então greve geral para protestar contra os novos cortes.

Para facilitar a participação nas manifestações, os autocarros funcionam entre as 9 e as 21 horas locais, realizando greve antes das 9 horas e no horário noturno. Já o metro e outros transportes coletivos estarão parados até às 21 horas locais.

O transporte marítimo está parado desde a meia-noite e por 24 horas. Nos hospitais só funcionam os serviços mínimos e as farmácias estão encerradas.

Termos relacionados Internacional