Greve na Águas do Tejo Atlântico

Os trabalhadores da Águas do Tejo Atlântico, do grupo Águas de Portugal, convocaram greve de 24 horas para dia 14 de agosto, reivindicando uniformização de subsídios.
Trabalhadores da Águas do Tejo Atlântico convocaram greve de 24 horas para dia 14 de agosto – Foto de Paulete Matos

Em plenário, realizado no dia 27 de julho, os trabalhadores da Águas do Tejo Atlântico (AdTA, do grupo Águas de Portugal) decidiram convocar uma greve de 24 horas para dia 14 de agosto, exigindo a uniformização de subsídios e condições de trabalho.

Segundo os sindicatos, a greve realizar-se-á “caso a administração persista em não responder favoravelmente às reivindicações apresentadas”.

A greve é convocada pelos sindicatos SITE CSRA (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas) e STAL (Sindicato dos Trabalhadores das Autarquias Locais).

Os trabalhadores reivindicam:

• Uniformização do subsídio de transporte para 99,74 euros
  • Uniformização do subsídio de refeição para 7,07 euros
  • Uniformização do subsídio de prevenção para 2,23 euros/hora
  • Atribuição do subsídio de turno de 8,3%

Segundo a Fiequimetal (Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas – CGTP-IN), a AdTA foi criada pelo Decreto-Lei 34/2017, de 24 de março, por cisão, resultante da reversão das agregações impostas pelo governo PSD/CDS em 2015. É responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste (Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Oeiras, Peniche, Rio Maior, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).

Termos relacionados Sociedade

Adicionar novo comentário